Mapeamento da precipitação em uma Região do Nordeste Brasileiro por meio de técnicas geoestatística
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0059Palavras-chave:
Chuvas, Krigagem, Modelos de Variograma, Validação CruzadaResumo
No nordeste brasileiro, o histórico de secas e a alta variabilidade de precipitações geram prejuízos econômicos expressivos, o que acarreta demanda por estudos climáticos que possam subsidiar ações que minimizem impactos causados por eventos intensos de precipitação pluviométrica. O objetivo deste estudo consistiu em investigar a dinâmica espacial da precipitação no estado de Alagoas, o qual se destaca como grande produtor de cana-de-açúcar da região nordeste. Para tanto, foram utilizados os modelos de variogramas: Exponencial, Esférico e Gaussiano, além da técnica de krigagem. A partir de 20 postos pluviométricos, o índice médio ficou acima de 120 mm para os meses de abril a agosto para um período de cinco anos (2014-2018), além do mais, esses mesmos meses apresentaram um coeficiente de variação superior a 65%, indicando alta variabilidade espacial da variável estudada. A mesorregião que evidencia o maior número de água precipitada é o Leste Alagoano, já o Sertão Alagoano retrata o menor índice de precipitação no decorrer do ano. Por meio do mapa do erro de predição, foi observado que, mesmo o Sertão Alagoano representando uma mesorregião denominada seca, é possível ocorrer um índice alto de precipitação, da mesma forma o Leste Alagoano pode passar por secas, tendo tomando por base o valor acumulado da precipitação anual. As técnicas utilizadas se mostraram úteis para o mapeamento da precipitação pluviométrica e descrição da variável de interesse em seus principais aspectos e dentre os modelos considerados o que melhor se ajustou aos dados foi o Gaussiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.