O Lixo e a Água na Microrregião do Vale do Açu/RN
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0049Palavras-chave:
Água, Lixo, Vale do AçuResumo
Neste artigo buscamos mostrar o processo de destinação final dos resíduos sólidos (lixo) na microrregião do Vale do Açu/RN e como essa prática inadequada é capaz de comprometer os reservatórios e mananciais de agua no entorno dos lixões, uma vez que o vale açuense é detentor das maiores reservas hídricas dentre os 147 municípios que integram o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu (CBH-PPA). As determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as ações do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Vale do Açu não tem sido suficientes para avançar no tratamento ambientalmente adequado do lixo. A falta de integração entre as políticas do Estado brasileiro, que tratam dos respectivos temas, o lixo e água seguem misturados, ameaçando poluir e contaminar as águas e os solos da microrregião. A disposição final do lixo nesse espaço geográfico ocorre nos lixões a céu aberto, próximos aos reservatórios e mananciais. O trabalho consistiu em revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo, com visitas aos municípios do Vale do Açu, à procura de dados primários e secundários. Conclui-se que, para resolver o problema do tratamento do lixo de forma eficaz, a ponto de não comprometer a contaminação das águas, é imprescindível a implantação do consórcio público, a construção de um aterro sanitário, apoio técnico e financeiro aos municípios e aos catadores de materiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.