Análise da produção científica internacional sobre segurança hídrica utilizando a base de dados Web of Science (2010-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0048

Palavras-chave:

Segurança Hídrica, Água, Análise bibliométrica

Resumo

O conceito de segurança hídrica vai muito além da disponibilidade de água. Trata-se, de acordo com a ONU, do acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico; garantindo a proteção contra a poluição hídrica e dos desastres relacionados à água e, ainda, a preservação dos ecossistemas. Atualmente, milhões de pessoas ao redor do mundo convivem com a escassez hídrica, sujeitas às situações de risco impostas por um meio ambiente altamente degradado, proliferação de doenças vetorizadas por águas poluídas, entre outras adversidades. Diante da relevância que a segurança hídrica tem ganhado nos últimos anos no meio científico, esse artigo busca realizar uma análise bibliométrica dos avanços da produção sobre o tema. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, usando como base de dados a Web of Science. O processamento dos dados se deu através do software VosViewer, por meio da exibição de redes bibliométricas que representam a produção científica internacional acerca do tema ora discutido. Desse modo, foram consideradas as publicações feitas entre 2010-2021 cujo termo “water security” estava contido em seus títulos, sendo considerados apenas os documentos de tipo article e review. Observou-se que a temática possui um H-index igual a 39. Os dados obtidos estão retratados nos gráficos apresentados neste estudo, incluindo os clusters de autores e palavras-chave mais recorrentes nos trabalhos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ângela Brunet Freitas , Universidade Federal de Campina Grande

Advogada inscrita nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Seccional Pernambuco. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande (2015). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (PPGEGRN) do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Pós-graduanda em Administração Pública Municipal (EAPM/UFCG). Apresenta interesse nas questões socioambientais, com ênfase na gestão municipal e nas políticas públicas voltadas à proteção dos Recursos Naturais e na promoção da qualidade de vida da sociedade, associada ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado.

Sergio Murilo Santos de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado (1992) e Mestre (1996) em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Ciências/Geociências (2004) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Associado III e Pesquisador na Unidade Acadêmica de Geografia (UAG), Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua nas áreas de GEOGRAFIA e GEOCIÊNCIAS. 1) Geografia Física: Geomorfologia, Climatologia, Geologia e Recursos Hídricos. 2) Geografia e Meio Ambiente: Desenvolvimento e Meio Ambiente, Análise Ambiental, Administração e Política de Recursos Minerais, Vulnerabilidades, Riscos e Impactos Ambientais (EIA/RIMA), Gestão e Conservação dos Recursos Naturais, Desertificação, Degradação e Recuperação de Áreas Degradadas e Semiárido Brasileiro (SAB). Participa de Grupos de Pesquisas, como líder do Grupo Gestão e Ordenamento Ambiental - GEOAMB (UFCG). Participa dos Programas de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Mestrado e Doutorado/PPGRN - UFCG); História (Mestrado - UFCG ) e Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Geografia (ProfGeo/UFCG). Tem experiências nas atividades de gestão acadêmica (Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Geografia da UFCG; Coordenador de Pesquisa e Extensão; Coordenador de Curso de Especialização e Coordenador de Curso de Graduação em Geografia). Foi professor do Ensino Básico (Fundamental e Médio) entre 1992 e 2002 nas Prefeituras de São Lourenço da Mata-PE e Recife-PE e na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2021-03-28

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais