Avaliação do impacto potencial entre TSM e precipitação extrema: um estudo observacional no sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0019Palavras-chave:
Extremos de precipitação, Temperatura da Superfície do Mar, Baía de Ilha Grande, Baía de SepetibaResumo
Este trabalho tem como objetivo identificar, por meio de análise estatística, a relação entre eventos extremos de precipitação e anomalias de TSM (ATSM) nos municípios do entorno das baías da Ilha Grande (IGB) e Sepetiba (SB) no estado do Rio de Janeiro. Avaliando sua distribuições, usando dados medidos de estações pluviométricas e relacionando esses eventos a potenciais anomalias de TSM encontradas nesta região. Foram usados dados de 10 estações pluviométricas distribuídas ao redor das baías e o conjunto de dados de TSM obtidos do Multi-scale Ultra-high Resolution Sea Surface Temperature (MUR) de 2003 a 2014. A ATSM e sua média foram geradas para cada uma das três subáreas delimitadas na área de estudo. As séries temporais obtidas de cada subárea definem os limites para ATSM significativo, com base em seus respectivos desvios padrão. O número de dias com ATSM foi obtido a partir desses valores de anomalia significativos, e dias com ATSM positivo ou negativo, para cada subárea, foram computados. Para a análise de ATSM, apenas eventos com anomalias significativas foram considerados. Foram analisados apenas as ATSM ocorridas nos dias de precipitação intensa acima do percentil 95 e até 3 dias antes da data do evento extremo. Os resultados mostraram que cerca de 35% dos eventos extremos de precipitação foram potencialmente relacionados à presença de anomalias significativas de TSM na área estudada. Por fim, aponta-se que anomalias regionais na TSM, como as descritas neste estudo, também podem contribuir para a formação de chuvas extremas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.