Aplicação do BIM na gestão de resíduos de construção e demolição: uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0021

Palavras-chave:

BIM, Resíduos de construção e demolição, Gestão de resíduos, Bibliometria

Resumo

As tecnologias da informação são cada vez mais adotadas em todo o mundo para promover a eficiência da gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) e aliviar os efeitos ambientais e sociais da eliminação de resíduos. Portanto, muitos estudos sobre minimização e gestão eficientes de RCDs foram conduzidos. No entanto, falta um resumo sistemático sobre o desenvolvimento de pesquisas em ferramentas BIM usadas na área de gerenciamento de CDW. Este estudo realizou uma revisão bibliométrica sobre a situação de pesquisa mais recente nesta área, analisando pesquisas publicadas sobre gestão de CDW em periódicos com revisão por pares no período de 2010 a 2020, bem como discussão qualitativa de acompanhamento na aplicação de ferramentas BIM na gestão de CDW. A análise bibliométrica identificou inicialmente 35 estudos relevantes que foram analisados a partir de um mapeamento de análise de dados com auxílio da ferramenta de mineração de texto Bibliometrix. Por fim, foram selecionados 14 artigos por filtragem, que foram classificados de acordo com as abordagens encontradas no mapeamento de dados, a saber, gestão da informação, gestão de projetos, interoperabilidade, coordenação modular, design paramétrico, big data, ciclo de vida, demolição e desconstrução (fim de vida), economia circular e recuperação e reciclagem. As categorias determinadas foram associadas, e o status quo da pesquisa é identificado e abordado. No geral, este estudo contribui para a pesquisa existente ao identificar a situação atual da aplicação da tecnologia BIM no gerenciamento de CDW.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila de Souza Freitas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019 - em andamento). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e mestrado em Design pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atuou na fiscalização de obras e contratos e no desenvolvimento de projetos ocupando o cargo de arquiteta no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (2010-2013). Atualmente atua no desenvolvimento de projetos de arquitetura na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, desde abril de 2013 e faz pesquisas em projeto para desconstrução utilizando tecnologia BIM.

Cleverson Sgoda, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Positivo (2011), com pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2013) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016). Atualmente coordena o departamento de projetos (DEPROJ) da UTFPR, onde atua como servidor público federal no cargo de arquiteto e urbanista desde maio de 2012.

André Nagalli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil, Advogado, Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental e Doutor em Geologia. Professor junto à UTFPR nos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária e de pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA). Bolsista Produtividade em Pesquisa junto ao CNPq. Consultor. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos da construção civil, controle ambiental de obras viárias, gestão, licenciamento e educação ambiental, usinas de asfalto, gestão de resíduos sólidos urbanos, auditoria ambiental, sustentabilidade e recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2021-03-28

Edição

Seção

Construções e Arquitetura Sustentáveis