Aplicação do BIM na gestão de resíduos de construção e demolição: uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0021Palavras-chave:
BIM, Resíduos de construção e demolição, Gestão de resíduos, BibliometriaResumo
As tecnologias da informação são cada vez mais adotadas em todo o mundo para promover a eficiência da gestão de resíduos de construção e demolição (RCD) e aliviar os efeitos ambientais e sociais da eliminação de resíduos. Portanto, muitos estudos sobre minimização e gestão eficientes de RCDs foram conduzidos. No entanto, falta um resumo sistemático sobre o desenvolvimento de pesquisas em ferramentas BIM usadas na área de gerenciamento de CDW. Este estudo realizou uma revisão bibliométrica sobre a situação de pesquisa mais recente nesta área, analisando pesquisas publicadas sobre gestão de CDW em periódicos com revisão por pares no período de 2010 a 2020, bem como discussão qualitativa de acompanhamento na aplicação de ferramentas BIM na gestão de CDW. A análise bibliométrica identificou inicialmente 35 estudos relevantes que foram analisados a partir de um mapeamento de análise de dados com auxílio da ferramenta de mineração de texto Bibliometrix. Por fim, foram selecionados 14 artigos por filtragem, que foram classificados de acordo com as abordagens encontradas no mapeamento de dados, a saber, gestão da informação, gestão de projetos, interoperabilidade, coordenação modular, design paramétrico, big data, ciclo de vida, demolição e desconstrução (fim de vida), economia circular e recuperação e reciclagem. As categorias determinadas foram associadas, e o status quo da pesquisa é identificado e abordado. No geral, este estudo contribui para a pesquisa existente ao identificar a situação atual da aplicação da tecnologia BIM no gerenciamento de CDW.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.