Plantas medicinais utilizadas na comunidade quilombola Santo Antônio dos Pretos (Codó, Maranhão, Brasil)

Autores

Palavras-chave:

Etnobotânica, Espécies vegetais medicinais, Quilombos

Resumo

Esse estudo objetivou realizar um inventário etnobotânico das plantas medicinais utilizadas pela comunidade quilombola Santo Antônio dos Pretos, localizada a 50 km do perímetro urbano do município de Codó/MA. Foram realizadas entrevistas com 20 moradores do quilombo, 14 pertencem ao sexo feminino e 6 ao sexo masculino, com idades de 18 a 80 anos, e foram realizadas coletas e tiradas fotografias das espécies vegetais. Foram identificadas 62 espécies de plantas com propriedades medicinais, distribuídas em 34 famílias botânicas, sendo Lamiaceae a família mais representativa, seguida de Fabaceae e Rutaceae. As espécies mais citadas foram: Dysphania ambrosioides (mastruz), Sansevieria trifasciata (espada-de-São-Jorge) e Gymnanthemum amygdalinum (boldo-da-Bahia). Dentre as formas mais utilizadas observou-se uma predominância de chás, sendo esses preparados por decocção (40%) e infusão (17%). A parte vegetal mais utilizada nos preparos terapêuticos foi a folha (40%). O maior número de espécies foi indicado para tratar doenças do aparelho digestivo, seguido de doenças associadas à inflamação, dor e febre. Os moradores do quilombo demonstram um profundo conhecimento sobre plantas medicinais e suas utilidades, e por isso, há necessidade de realização de mais estudos etnobotânicos para a valorização do saber popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayane Frazão Olanda, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Naturais - Biologia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Maranhão- IFMA.

Ednilson Barros Barroso, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Licenciatura em Ciência Naturais com habilitação em Biologia, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Ex-bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras - Alemanha, com graduação-sanduíche em Ecologia da Paisagem, pela Universidade de Münster (Westfäliche Wilhelms-Universität Münster). Possui experiência em sala de aula nas áreas de ciências (Ensino Fundamental II), biologia (Ensino Médio) e matemática (Ensino Fundamental II e Ensino Médio). Trabalhou na Assessoria Técnica Municipal de Educação de Timbiras, Maranhão e no Programa Escola Digna, como Articulador Técnico-Pedagógico. Atualmente cursa mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, pela Universidade Federal de Lavras, em Lavras - Minas Gerais.

Manuel Losada Gavilanes, Universidade Federal de Lavras

Possui Graduação em História Natural (Bacharelado-Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e Doutorado em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente é professor Titular (na área de Botânica Estrutural - Anatomia Vegetal) no Departamento de Biologia - DBI da Universidade Federal de Lavras - UFLA; membro da Comissão Editorial da revista Daphne, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG; membro coletor do Herbário PAMG/EPAMIG, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais e revisor de nomenclatura científica do Conselho Editorial da Universidade Federal de Lavras; assessor do Herbário FEVASF da Fundação Educacional Vale do São Francisco, Iguatama-MG. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Plantas invasoras de áreas cultivadas, Vegetação de Minas Gerais, Plantas ruderais, Plantas de interesse econômico, Plantas de cerrado, Anatomia e nervaçâo foliar de plantas em geral, Anatomia do eixo vegetativo aéreo de plantas em geral.

Eduardo Oliveira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (2005) e mestrado em Ciências Biológica: Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi UFRA/MPEG (2012).Atualmente é Professor na Universidade Federal do Maranhão UFMA. Tem experiência na área de Botânica atuando principalmente nos seguintes temas: Taxonomia, Anatomia e Ensino de Botânica.

Downloads

Publicado

2020-04-02