Cultura de inovação: estudo dos fatores que promovem a inovação na unidade acadêmica Facap da UFR
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.003.0001Palavras-chave:
Cultura de Inovação, Unidades Acadêmicas, Transformação OrganizacionalResumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar a cultura de inovação na unidade acadêmica FACAP. Com a finalidade de fornecer suporte para promover a inovação nas unidades acadêmicas, é essencial criar um ambiente estimulante que encoraje a criatividade e a experimentação, com espaços projetados para colaboração e um clima que valorize a curiosidade. Líderes visionários devem apoiar e inspirar projetos inovadores, alocar recursos e promover a autonomia dos professores e pesquisadores para explorar novas abordagens. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado baseados nas pesquisas de Rao e Weintraub (2013); Oliveira (2019), que foi distribuído eletronicamente via google forms para os docentes, coordenadores, os diretores e diretores adjuntos da FACAP. Os resultados da pesquisa apontam que o nível de cultura de inovação na unidade acadêmica FACAP apresenta iniciativas e elementos que favorecem a inovação, como o incentivo à pesquisa e a valorização de novas ideias. Entretanto, ressalta-se que os dados também revelam desafios, como a necessidade de maior integração entre setores, ampliação dos recursos disponíveis para inovação e reconhecimento mais estruturado para os servidores que promovem mudanças. Conclui-se que a FACAP está em um estágio intermediário de desenvolvimento da cultura de inovação, sendo necessário fortalecer mecanismos que impulsionem a transformação organizacional.
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