Análise de métodos de custeio em centro de formação de condutores
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.003.0002Palavras-chave:
Autoescola, Custeio por Absorção, Custeio VariávelResumo
Este artigo é resultado de um estudo científico sobre custeio em uma autoescola. No decorrer deste trabalho, é explorado o referencial teórico por meio da análise de artigos científicos publicados nas plataformas digitais com ênfase no meio acadêmico. A pesquisa teve como objetivo coletar dados de uma prestadora de serviços que atua na formação de condutores, situada no município de Rondonópolis, no estado de Mato Grosso. Em colaboração com o departamento contábil da empresa, foram disponibilizados os dados para análise. O foco está na comparação entre os sistemas de custeio por absorção e custeio variável, com o objetivo de demonstrar, na prática, os dois métodos e destacar suas vantagens e desvantagens. Além disso, busca-se determinar qual desses métodos é mais efetivo para a empresa em questão. A pesquisa demonstra que, para o contexto da empresa abordada, ambos os métodos fornecem resultados semelhantes, principalmente devido à ausência de estoque e à natureza do serviço prestado. Contudo, implica-se que o custeio variável forneceu uma visão mais clara sobre a margem de contribuição, permitindo uma gestão mais eficiente dos custos variáveis e facilitando decisões de curto prazo. Já o custeio por absorção, ao incorporar todos os custos na formação do preço, proporcionou uma visão mais abrangente da rentabilidade da empresa no longo prazo.
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