Utilização da escala Servqual para mensuração da qualidade do serviço em sistemas intermodais do transporte urbano de passageiros
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.002.0007Palavras-chave:
Qualidade do Serviço, Transporte de Passageiros, Intermodalidade, Escala ServqualResumo
Este estudo tem como objetivo propor um método de avaliação baseado numa escala Servqual adaptada para o objeto do estudo - considerando as seguintes dimensões: tangibilidade, confiabilidade, presteza/empatia, segurança e acessibilidade/integração. Dessa forma, torna-se possível mensurar a qualidade do serviço de transporte intermodal de passageiros de forma mais abrangente, incluindo fatores internos e externos aos modos de locomoção. O sistema intermodal de transporte de passageiros é responsável por possibilitar grande parte do deslocamento dos usuários pelos centros urbanos, possibilitando o desempenho de suas atividades cotidianas. Contudo, os modelos utilizados para avaliar a qualidade do serviço de transporte urbano de passageiros restringem sua análise aos aspectos relacionados ao interior do veículo, desprezando o restante do percurso feito e as conexões entre os meios de locomoção utilizados pelo usuário para complementar o seu percurso. O recorte para a coleta de dados foram os usuários do sistema de transporte localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR), maiores de 18 anos. Os maiores déficits percebidos encontram-se respectivamente nas dimensões segurança, presteza/empatia e acessibilidade/integração.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Administração Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.