Análise do grau de alavancagem financeira das empresas listadas na B3 durante o período de pré-pandemia e pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2024.001.0001

Palavras-chave:

Alavancagem Financeira, COVID-19, GAF, Ministério da Economia

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal analisar o grau de alavancagem financeira das empresas brasileiras listadas na B3 nos períodos de pré-pandemia e pandemia. A amostra inclui 120 empresas selecionadas de acordo com a lista de setores mais afetados pela pandemia da COVID-19, de acordo com o Ministério da economia, com 600 observações em sua totalidade. Foram coletados dados a cada ano no período de 2018 a 2022. A partir do cálculo do GAF, foi possível analisar o comportamento da alavancagem financeira em empresas, setores e períodos diferentes. Os resultados comprovam que, apesar da crise financeira causada pela pandemia da COVID-19, os serviços de Gás e Energia Elétrica registraram um aumento significativo tanto no período anterior à pandemia quanto durante a pandemia. Isso corrobora os estudos que indicam que a pandemia teve impacto no funcionamento de algumas empresas, mas em geral, não teve grandes impactos em relação aos resultados anteriores. Outra constatação é que o ramo em que uma empresa atua é crucial para determinar o seu nível de alavancagem. No entanto, a crise sanitária teve consequências diversas em diversos setores da economia, logo, o impacto da pandemia sobre uma companhia pode ser bastante divergente em relação ao ramo em que atua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayane Tomé de Holanda, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (2021), MBA pela Universidade Cruzeiro do Sul (2022) e está se especializando em Finanças Corporativas pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Foi Analista Técnico Financeiro no Instituto Dragão do Mar entre 2020 e 2022. Atualmente,é Coordenadora Financeira do Instituto de Cultura Arte Ciências e Esportes - Instituto Cuca. Tem experiência na área Contábil (Fiscal, Contábil e Departamento Pessoal), Administrativa e Financeira.

Osmar José Bertholini Pianca, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em administração com linha de pesquisa finanças e avaliação de empresas. Especialização em Gestão Financeira, Comércio Exterior e Matemática. Graduação em Ciências Contábeis e professor do IFES campus Linhares lecionando nos cursos técnicos integrados, bacharelado e pós-graduação. Trabalhou em várias empresas de pequeno, médio e grande porte (Aracruz Celulose), bancário (Banestes), além de lecionar em diversas instituições de ensino públicas e privadas. 

Downloads

Publicado

2024-04-20