Sustentabilidade e indústria 4.0 no setor têxtil: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0001Palavras-chave:
Indústria Têxtil, Indústria 4.0, SustentabilidadeResumo
O presente manuscrito tem como objetivo contribuir no sentido de elencar as principais ferramentas e tendências da indústria 4.0 (I4.0) aplicadas no setor têxtil de forma sustentável, a fim de fomentar uma discussão sobre um relevante tema de pesquisa. A indústria têxtil é uma das maiores fontes mundiais de crescimento econômico e de poluição industrial, e questões sustentáveis estão se tornando uma preocupação cada vez maior. Sendo assim, I4.0 surge com alternativas tecnológicas a fim de impactar positivamente a indústria de confecção. Foi realizada uma revisão de literatura aplicando-se a técnica de revisão sistemática. Os resultados verificados indicaram a categorização de 03 principais tendências e seus impactos aplicando a sustentabilidade na indústria têxtil. Dentre estas, pode-se citar: (1) economia circular e produção sustentável; (2) blockchain e cadeia de suprimentos; e (3) ferramentas da I4.0 aplicadas na indústria têxtil. Contudo, conclui-se que o presente artigo busca servir como uma ferramenta de acesso e visibilidade para possíveis implementações das inovações sustentáveis na indústria têxtil no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.