Recrutamento e seleção: uma análise sobre os desafios para inserção de jovens no mercado de trabalho pós-pandemia em Manaus, Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2023.003.0004Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Recrutamento e Seleção, Covid-19, Pós-Pandemia, Desafios, OportunidadesResumo
Após a pandemia de Covid-19, o mundo sofreu mudanças drásticas em pouco tempo e consequentemente o mercado de trabalho também mudou. Há modelos de novas relações econômicas e meios de adentar no mercado. Novas formas de metodologia para atrair jovens foram desenvolvidas, novas ferramentas de recrutamento e seleção surgiram para auxiliar empresas e jovens em busca de novas oportunidades. O crescimento profissional e a busca de emprego são as preocupações dos jovens no mundo pós-pandêmico, entretanto, os cenários de entrevistas e requisitos de uma empresa podem vir a ser também um fator de dificuldade. Devido às atuais condições, este artigo busca entender e analisar os avanços e mudanças que ocorreram no atual cenário, após a pandemia na cidade de Manaus, buscando entender sob o olhar dos jovens que estão ativos e em busca de emprego, como ocorreu essas mudanças, que desafios eles encontram para tentar ingressar e como recrutadores analisam o ambiente e escolha de novos colaboradores. Todavia, o estudo tem como resultado 124 entrevistas, dos quais apresentam 17 perguntas em um questionário e os relatos das pessoas são de diversas idades, etnias, sexo e de diferente área de trabalho. A maioria das pessoas apresentaram obstáculos ao inserir-se no mercado. O fator mais predisponente é a falta de experiência e a falta de oportunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.