Programa vozes do Rio Jari: uma contribuição científica à gestão pública socioambiental de Laranjal do Jari-AP/Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0011Palavras-chave:
Inundações, Política Públicas, Percepção Ambiental, Indicadores Socioambientais, Gestão Urbana e RuralResumo
O fenômeno natural que promoveu em 2022, aproximadamente quatro meses de inundação nas comunidades e municípios inseridos na Amazônia ocidental brasileira, localizados às margens do Rio Jari no Amapá, foi o fator motivador da elaboração de um Programa de Pesquisa, que tem como objetivo geral mapear indicadores perceptivos socioambientais na perspectiva interdisciplinar a partir da entrevista aplicada a moradores da Rua da Antiga Usina, localizada a margem direita do Rio Jari no município de Laranjal do Jari, com registro no comitê de ética CAEE 59933922.3.0000.0211. Neste aspecto o presente artigo parte da premissa que a paisagem como resultado de interações naturais e antropogênicas é um produto histórico e geográfico a ser considerado nas políticas públicas: com isso busca contextualizar informações sobre a problemática socioambiental municipal disponíveis publicamente e descrever as contribuições que os indicadores a serem mapeados pelo Programa, podem trazer para a administração pública municipal no que tange a gestão urbana. Metodologicamente trata-se de um estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, documental e de campo inicialmente com registros fotográficos, para análise do impacto na paisagem que contribua com a proposta de indicadores; iniciando com a observação pré-inundação e dando continuidade por meio da pesquisa ex-post-facto. Como resultado inicial tem-se o fato de que o impacto socioambiental na área de estudo não é oriundo somente da enchente ocorrida em 2022; mas sim da ausência de alguns elementos de saneamento básico como a recepção e tratamento de esgoto, destino adequado dos resíduos sólidos, da precária estrutura de palafitas, que, por mais que façam parte da memória histórica local precisam de construções mais resistentes e seguras para acessibilidade. Salienta-se que este estudo é fruto de parte do estudo do Programa Vozes do Jari e que os dados almejados trarão um diagnóstico que contribuirá na definição de um panorama para o entender do contexto geográfico urbano do local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.