Teoria da burocracia na administração pública brasileira: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0001Palavras-chave:
Teoria da burocracia, Administração pública brasileira, Revisão sistemáticaResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica sobre a teoria da burocracia na administração pública brasileira, nos últimos 10 anos. A metodologia utilizada é uma revisão sistemática, utilizando o protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram analisados 15 artigos que tratam sobre a aplicação dos preceitos da teoria burocrática no setor público do país. O estudo mostra que o foco das pesquisas está na realização de estudos de caso com objetivo de verificar como a burocracia influencia na forma de atuação de órgão público, visando examinar como ela afeta a eficiência na prestação de serviços. Acerca do campo teórico em si, grande parte dos estudos concentra-se principalmente na utilização de conceitos como burocratas de rua, burocracia representativa e atores envolvidos nas formulações de políticas públicas. A pesquisa aponta escassez de publicação. Em contrapartida, evidencia-se o alto nível de publicação, considerando os fatores de impactos dos periódicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.