Covid-19 e o impacto financeiro do lockdown: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0009Palavras-chave:
Coronavirus, Lockdown, FinançasResumo
Durante a primeira fase da pandemia de coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2), países em todo o mundo implementaram uma série de políticas de contenção, como a implementação do lockdown. A partir disto, o objetivo deste artigo é analisar e classificar os principais estudos publicados na área de finanças sobre os possíveis impactos para a economia mundial devido à implementação do lockdown para evitar a propagação da pandemia por COVID-19, através de uma revisão sistemática na literatura da área de pesquisa de negócios e economia, que busca descobrir a perspectiva, comparar com os resultados encontrados pós-lockdown e delinear caminhos para a condução de pesquisas futuras. Através de uma seleção fundamentada, com critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos, obtiveram-se os estudos selecionados para esta revisão. Inicialmente, 13 estudos formaram a revisão sistemática. Baseando-se nisto, estabeleceram-se dois tópicos para a discussão: 1) Pandemia na Economia dos Países e 2) Mercado Global com a Implementação do Lockdown. Em seguida, realizou-se uma atualização do portfólio bibliográfico, que resultou na inclusão de 09 artigos, o qual resultou no tópico 3) Análise do Real Impacto Financeiro da Pandemia em 2020. Com base nos achados, verificou-se que a maior parte da previsão estatística dos efeitos econômicos do lockdown estavam corretos. Entretanto, esses resultados não podem ser generalizados, pois a perspectiva de gerenciamento do fechamento de países e a forma que a população se comporta diante disto podem influenciar nos resultados. Dessa forma, diferentes evidências foram identificadas, nas quais as evidências de países com uma saída econômica positiva refletem na administração de crises futuras e seguem como exemplo para os demais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.