Dimensões e indicadores da sustentabilidade no distrito irrigação perímetro irrigado Várzeas de Sousa - PB
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0015Palavras-chave:
Sustentabilidade, Desenvolvimento, Agricultura IrrigadaResumo
A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável são temas complexos e que exige um olhar multidisciplinar assim, como são escassos modelos que busquem avaliar a sustentabilidade nos perímetros irrigados surge à necessidade de avaliá-los utilizando técnicas de investigação por meio de dimensões e indicadores. Neste contexto o estudo tem como objetivo principal investigar as dimensões e indicadores que são mais adequadas para se avaliar a sustentabilidade no DPIVAS. Dessa forma, foram selecionadas as dimensões econômica, ambiental, social, político-institucional, cultural, agroambiental e socioterritorial com os respectivos indicadores para o alcance desse objetivo. O estudo tem como principal instrumento de coleta de dados, o formulário padronizado. O problema foi tratado através de uma abordagem qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada entre abril e maio de 2019 e foram obtidos os seguintes resultados: a dimensão econômica apresentou o maior grau de importância com uma média de 2,82 próximo (“Muito Importante”); a dimensão ambiental e agroambiental demostraram-se um grau entre (“Importante”) e (“Muito Importante”); a dimensão social, político-institucional, socioterritorial e a cultural expressaram um grau acima da (“Importante”). Portanto, todas as dimensões investigadas exprimiram grau de importância (“Importante”) para o DPIVAS, nenhuma considerada como de pouca importância. Conclui-se que os atores envolvidos consideram relevantes as dimensões e indicadores examinados, pois os resultados expressaram um grau geral de importância com a média 2,46 um valor significativo para o Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa, PB.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.