Como a pandemia da Covid-19 impactou as relações de trabalho e acelerou a transformação digital: um ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0003Palavras-chave:
COVID-19, Transformação digital, Relações de trabalho, Home Office, SustentabilidadeResumo
Em março de 2020 uma pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde. Com isso, diversas medidas foram tomadas para impedir a propagação da COVID-19. Como consequência vieram as medidas de isolamento e distanciamento social, observamos os reflexos na sociedade e nos negócios. A implementação repentina das tecnologias da transformação digital, como o uso de VPN, redes de colaboração e uso de programas de nuvem possibilitaram o trabalho Home Office (HO). Entretanto, a implementação das tecnologias no ambiente de trabalho pode ter consequências positivas e negativas. Ressaltamos a importância de priorizar a saúde mental e física do trabalhador em HO. Proporcionar um ambiente de trabalho ergonômico e oportunizar ao trabalhador trabalhar presencialmente. Além disso, verificamos uma possível substituição da mão de obra por máquinas. Ressaltamos a sustentabilidade do HO, devido a diminuição da emissão de gases e diminuição do tráfego e seu viés discriminatório, com a elitização no HO devido à baixa representação de trabalhadores vulneráveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.