Acesso à informação como fundamento da transparência: Brasil e Angola
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.003.0008Palavras-chave:
Acesso à informação, Transparência, Gestão públicaResumo
No presente estudo procura-se discorrer sobre os mecanismos de difusão de informação, como transparência por referências ao contexto brasileiro e angolano. A garantia de divulgação de informação à população no Brasil foi prevista em 1988, através da Constituição Federal, no inciso XXXIII do Capítulo I - dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Em Angola, embora este direito esteja consagrado na Constituição da República desde 2002, não tem respaldo legal, inexistem canais para que a divulgação da informação se efetive de fato. Este trabalho visa comparar os mecanismos de divulgação e acesso à informação entre o Brasil e Angola. Exploramos também o impacto da cultura política de ambos os países, caracterizadas por estados patrimonialistas, regimes assentes no absolutismo, na garantia da fluidez de informação. Quanto à metodologia, caracteriza-se por pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Concluiu-se que os mecanismos de divulgação e acesso à informação no Brasil são um marco na transparência pública e na democratização. Comparado com Angola, o Brasil está em um nível avançado, com maior nível de aquisição e disseminação de informações, mas ambos carecem de informações amplas e claras para tornar a população mais interativa nas formulações, decisões e controle público. Assim, mecanismos para maior participação popular e controle social precisam ser estabelecidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.