Modelos e ferramentas da controladoria empresarial brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.002.0004Palavras-chave:
Controladoria empresarial, Contabilidade gerencial, Modelos, FerramentasResumo
A controladoria empresarial é oriunda da contabilidade gerencial e vem se disseminando no Brasil entre as organizações pela importância que exerce na assessoria da alta cúpula gerencial com informações privilegiadas de planejamento e controle para tomada de decisões estratégicas. Sendo o objetivo deste artigo o de identificar e descrever os principais modelos e ferramentas de adoção pela controladoria nas empresas brasileiras. Para isso, foi adotado uma pesquisa exploratória bibliográfica em artigos científicos e livros acadêmicos para identificar e descrever os principais modelos e ferramentas mais recorrentes e utilizadas pela controladoria empresarial no Brasil. Os resultados permitiram a identificação e descrição de 12 modelos e ferramentas: Controles administrativos internos; Relatórios gerenciais e contábeis; Planejamento orçamentário; Controles financeiros e contábeis; Ferramentas de avaliação econômica/financeira/contábil; Sistemas de informação gerencial; Sistemas de inteligência de negócio e mercado; Auditoria; Controles de qualidade; Planejamento e controle tributário; Balanced Scorecard e Compliance. Estes resultados servem de subsídio conceitual para estudantes, profissionais e estudiosos da controladoria empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.