Aplicações de machine learning nas áreas da engenharia de produção
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2022.001.0026Palavras-chave:
Machine learning, Mineração de dados, Engenharia de produção, Revisão sistemática, BibliometriaResumo
Este artigo teve como objetivo a realização de uma revisão sistemática, seguida de uma bibliometria, para analisar quantitativamente e qualitativamente as publicações sobre machine learning (ML) no período de 2015 a 2020, contidas nos principais eventos da Engenharia de Produção (EP) no Brasil. Foi desenvolvido um protocolo de pesquisa e critérios de elegibilidade para identificar pesquisas que continham aplicações das técnicas de ML, resultando em 71 artigos elegíveis para a etapa de bibliometria. Em seguida, analisou-se a quantidade de artigos por evento, publicações por instituição, autores mais frequentes, rede de cooperação, áreas da EP mais exploradas, principais tarefas e técnicas de ML. Os resultados mostraram que as áreas mais exploradas foram a Gestão da Qualidade e a Engenharia Econômica, enquanto que as tarefas voltadas à classificação e os algoritmos baseados em Redes Neurais e Árvores de Decisão, foram os mais frequentes nas pesquisas. Quanto às instituições de ensino, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi a que mais publicou neste período, e em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e a Universidade Federal Fluminense, foram as instituições que mais participaram de artigos em parceria com outras universidades. A pesquisadora que mais publicou, participou de seis artigos e pertence ao programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS), da PUC-PR.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Administração Científica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.