Percepção ambiental sobre resíduos sólidos de moradores da Vila de Caratateua, Curuçá (PA)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.003.0017Palavras-chave:
Educação ambiental, Coleta de resíduos, Gestão ambientalResumo
Um dos problemas ambientais decorrentes do processo de urbanização é a disposição final de resíduos sólidos. Em localidades como a Vila de Caratateua, município de Curuçá (PA), a falta de gestão voltada aos resíduos é preocupante, uma vez que a vila é cercada pelo Rio Caratateua. Nesse contexto, este artigo objetivou analisar a percepção ambiental dos moradores da comunidade local, em relação a geração, destino e consequências ambientais decorrentes do manejo de resíduos sólidos. Os resultados foram obtidos por meio de questionários aplicados à população local e expostos por meio de gráficos obtidos pelo software Excel e mapas temáticos, de modo a ilustrar a realidade da área de estudo. Verificou-se que os moradores da comunidade possuem conhecimento empírico em relação a conceitos ambientais, contudo, apesar da implantação de coleta regular, implantada somente no ano de 2018, uma parte da comunidade ainda destina de forma inadequada seus resíduos, através da queima e/ou despejando-os em rios e córregos. Nesse sentido, é necessário que, além da implantação de políticas públicas locais para gerenciamento de resíduos, sejam aplicados ações e programas que causem a sensibilização ambiental nos moradores da Vila de Caratateua.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nature and Conservation
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.