Inventário da arborização de praças centrais do município de Presidente Dutra (MA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-2881.2021.004.0016

Palavras-chave:

Inventário, Espécies nativas, Similaridade florística

Resumo

A arborização urbana é um elemento extremamente importante para a melhoria da qualidade ambiental dos centros urbanos. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar a composição florística e a estrutura fitossociológica de três praças públicas no centro do município de Presidente Dutra - MA: São Sebastião, Benedito Soares e Dr. Antônio Dino. Para tanto, foi realizado um inventário da arborização das praças, onde procedeu-se análise visual das espécies e fez-se registro fotográfico das mesmas, além de coleta de material botânico, quando necessário. A origem das espécies foi determinada pela distribuição fitogeográfica, classificando-as como nativas ou exóticas. A diversidade e a similaridade das espécies vegetais presentes nas praças, foram determinados pelos índices de diversidade de Shannon-Weaver, Equabilidade de Pielou, Jaccard, Índice de dominância de Simpson e Riqueza das espécies. Foram identificados 42 indivíduos, representados por 14 espécies e 11 famílias botânicas. Fabaceae foi a família que apresentou o maior número de espécies (3). Quanto à origem fitogeográfica, observou-se que houve predominância de espécies exóticas (64,2%) em detrimento das espécies nativas (35,8%). As três praças apresentaram baixa similaridade florística entre elas, sendo bastante relevante, pois esta diversidade biológica contribui para a melhoria das condições ambientais da região central do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carolina Marques da Silva Xavier, Instituto Federal do Maranhão

Aluna do Instituto Federal do Maranhão. 

Adeval Alexandre Cavalcante Neto, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Especialista em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão - CEFET/MA. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA Campus Presidente Dutra. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agricultura, Meio Ambiente e Tecnologia de Alimentos.

Teresa Cristina Ferreira da Silva Gondim, Instituto Federal do Maranhão

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia, ministra disciplinas no Ensino Superior, Ensino Médio e Técnico na área de Agronegócio e Meio Ambiente. Pesquisadora IFMA, FAPEMA e CNPq e membro dos Grupos de Pesquisa: GDAS, GESUR e NIAC. Atua principalmente nos seguintes área: Geografia Física, Cartografia, Meio Ambiente. 

Iberê Pereira Parente, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Zootecnia (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciência Animal Tropical pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Desenvolve pesquisa com alimentos alternativos na nutrição de não ruminantes, atuando nos seguintes temas: nutrição animal, alimentação alternativa, frangos de corte e aves de crescimento lento. Foi professor voluntário do Curso de Zootecnia da Fundação Universidade Federal do Tocantins nos anos de 2009 e 2011 e professor temporário nos anos de 2012 e 2013. Atuou como professor nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UNICATÓLICA) nos anos 2015 e 2016 Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Avançado Carolina. 

Daniel Fernandes Rodrigues Barroso, Instituto Federal do Maranhão

Engenheiro Ambiental, formado pela Universidade do Estado do Pará (2009). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA). Professor EBTT - Engenharia Ambiental do Instituto Federal do Maranhão campus Itapecuru-Mirim. Experiência na elaboração de Estudos Ambientais: EIA/RIMA, PCA, RCA, PMGIRS, dentre outros. Ministra disciplinas de Avaliação de Impactos Ambientais; Licenciamento Ambiental; Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Segurança no Trabalho; Recursos Energéticos, Recuperação de Áreas Degradadas.

Thiago Coelho Silveira, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em História (UESPI), Filosofia (UEMA) e Pedagogia (ISEPRO). Professor de Filosofia e Diretor de Desenvolvimento Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Presidente Dutra. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFMA, Campus São Luís - Monte Castelo. Pertence ao BASIS/INEP/MEC, compondo comissões de avaliação in loco de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. É membro titular representante dos dirigentes máximos do ensino no âmbito do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPE/IFMA). É membro titular da área de ciências humanas no Comitê de Pesquisa e Inovação do IFMA, biênio 2020-2022. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História, Cultura e Poder (LAHIS - IFMA/DGP/CNPq). É Bolsista de Produtividade Científica (BPC/IFMA/2021-2022). Tem experiência na área de História, Filosofia e Educação, desenvolvendo pesquisas em torno de temas como: ensino, política, história. E-mail institucional: thiago.silveira@ifma.edu.br 

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais