Educação profissional em finanças: o impacto das certificações financeiras sobre as competências profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2021.002.0002

Palavras-chave:

Educação Profissional., Certificação Financeira., Competências Profissionais.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar considerações a respeito da docência na educação orientada à certificação profissional, em específico a certificação financeira. A análise está embasada em referenciais teóricos das Ciências Sociais Aplicadas e tem como objeto de estudo questões referentes à relação fundamental entre a prática pedagógica e as competências do docente no desenvolvimento de estudos orientados à certificação. Constata-se que o bom desempenho do profissional certificado é precipuamente orientado pela educação profissional que o habilita à titulação almejada, despontando o papel do docente na promoção das competências necessárias ao cumprimento dos requisitos exigidos. Mais que um mero difusor de conteúdo, o docente marca sua atuação pelas insígnias da experiência técnica e capacidade teórica, características indispensáveis na construção de uma verdadeira preparação de profissionais para o mercado.

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Biografia do Autor

Thiago Luiz Martins, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui bacharelado em Ciências Econômicas pela UFSC (2012), bacharelado em Ciências Contábeis pela Fameg (2020), licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC (2020). Possui também especialização em Gestão Pública pela Anhanguera (2018), especialização em Economia do Setor Público pelo IBF (2018) e especialização em Docência para a Educação Profissional pelo IFSC (2020). Tem experiência na área de Economia, Gestão Pública e Ciências Contábeis, com ênfase Direito Tributário e Legislação Tributária, Mercado de Capitais e Engenharia Econômica.

Tadeu Lucas de Lavor Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Psicólogo (CRP 11/16.666). Graduado em Psicologia (2017) pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO - Bolsista do PROUNI. Especialização em Docência do Ensino Superior e Tutoria de Educação a Distância (Instituto Pedagógico de Minas Gerais - IPEMIG - 2019). Mestre e Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC na Linha de Pesquisa Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea. Experiência em Atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa. Pós-graduando Latu Sensu em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Atualmente é Professor de Psicologia do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS) e Professor Substituto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é pesquisador no Laboratório de Psicologia em Subjetividades e Sociedade - LAPSUS - UFC. Extensionista no Projeto de Extensão 'É da Nossa Escola que Falamos' do Departamento de Psicologia da UFC. Membro do Conselho Editorial da Revista África e Africanidades (2020-atual). Colaborador do Projeto Artes Insurgentes: coletivizando resistências (SECULT/UFC). Membro do NDE do Curso de Psicologia da UniVS. Tenho interesse de investigação nas áreas de Psicologia Social, Psicologia Escolar/Educacional, Filosofia da Diferença, Interseccionalidades, Estudos Pós-coloniais e Decoloniais, sobretudo estudos interdisciplinares na área social-saúde-educação. 

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Centro Universitário Vale do Salgado

Professor substituto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Formação de Professores. Professor do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tecnólogo em Gestão Comercial formado no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK). Discente de Bacharelado em Psicologia na UniNassau e em Licenciatura em Sociologia (Formação pedagógica) e Especialização em Teoria Psicanalítica no Centro Universitário FAVENI. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA/CNPQ); Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias da Universidade de Pernambuco. Áreas de investigação: Sociologia (Interações Sociais a partir do quadro teórico de Erving Goffman). Antropologia e Arqueologia. Educação e Sexualidade. Processos Migratórios. Relações étnico-raciais e diversidade. Políticas Públicas em Educação na América Latina. Psicanálise e Cultura. Alfabetização e Divulgação Científica. E-mail: antoniel.historiacomparada@gmail.com

José Jonas Alves Correia, Centro Universitário Vale do Salgado

Doutorando e Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC/UFPE). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Juazeiro do Norte (2014) e em Economia pela Universidade Regional do Cariri (2011). Possui especialização em Prática Docente do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos (2015) e em Gestão Empresarial pela Faculdade Vale do Jaguaribe (2013). Tem experiência em Contabilidade privada nos setores fiscal, contábil, pessoal e societário. Pesquisa nas linhas de mercado de capitais, contabilidade do terceiro setor e tributação. 

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Publicado

2021-04-08