Um estudo bibliográfico sobre o planejamento estratégico em micro e pequenas empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-4318.2020.001.0005

Palavras-chave:

Planejamento, Planejamento estratégico, Micro e pequenas empresas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o quanto o planejamento estratégico é utilizado em micro e pequenas empresas e mostrar como a ferramenta planejamento estratégico é importante para um empreendimento seja de grande ou pequeno porte. A pesquisa foi realizada com base nas plataformas de artigos periódicos Capes e Anpad. O estudo é de natureza básica, exploratória, e sua abordagem é qualitativa. Esta pesquisa busca mostrar a importância do planejamento estratégico e espera-se servir de apoio para aqueles que buscam entender o planejamento estratégico e para quem pretende abrir seu próprio negócio. Para o âmbito acadêmico proporciona conhecimento e informações para os futuros profissionais, para o âmbito social esclarece dúvidas e mostrar as pessoas que o planejamento estratégico pode ser um diferencial para as empresas, principalmente as de pequeno porte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Raniel Silva Lima, Faculdade Vale do Salgado

Possui graduação em Administração e MBA em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UniLeão). Pós-graduando em Docência no Ensino Superior pela UniLeão. Possui experiência internacional na área de Administração, sendo participante de um intercâmbio no Technische Hochschule Deggendorf, Alemanha. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio e da Faculdade Vale do Salgado com ênfase em Jogos de Empresa, Teoria das Restrições, Estratégia Organizacional e Pesquisa Científica. Professor pesquisador, sendo autor e coautor de livros e artigos na área de Teoria das Restrições, Estratégia, Marketing e Processo de Ensino-Aprendizagem no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade