A importância da robótica aplicada à neurociência como ferramenta utilizada na reabilitação de pacientes com deficiência locomotora: uma revisão teórica

Autores

  • Jefferson Roberto Menezes de Souza Universidade Tiradentes
  • Diogo de Aquino Wanderley Universidade Tiradentes
  • Ícaro da Silva Dória Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2318-3055.2015.001.0001

Palavras-chave:

Robótica, Prótese., Reabilitação, Neurociência, Exoesqueleto, Prótese

Resumo

A neurociência vem evoluindo sensivelmente, nas últimas décadas, principalmente no campo da fisiologia de órgãos e sistemas. Na tentativa de integrar o cérebro de animais a uma máquina, os pesquisadores têm se mobilizado no sentido de promover a recuperação de pacientes com faculdades motoras perdidas ou comprometidas, a exemplo da mobilidade e sensibilidade, devido a fatores genéticos, acidentes ou mesmo paralisia. Tal feito vem sendo realizado através do emprego de neuropróteses, que atuam de forma a proporcionar uma vida mais digna e confortável aos seus usuários. O presente estudo tem por objetivo fazer uma revisão da literatura pertinente ao tema, apontando os benefícios e novas possibilidades trazidas pela implementação da robótica no tratamento de pacientes com sérias limitações locomotoras. Para atingir tal fim foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde foram relacionadas as contribuições de diversos autores, pertinentes ao tema, traçando-se uma visão geral dos conceitos de artefatos como próteses, exoesqueletos e órteses robóticas abordados, com o intuito de discutir suas aplicações, além da forma pela qual tais artefatos podem ajudar na reabilitação de pacientes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Roberto Menezes de Souza, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares pela Academia de Polícia Militar do Paudalho (2004), Engenharia Mecatrônica pela Universidade Tiradentes (2016) e especialização em Gestão Empresarial e Inteligência Organizacional pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2011). Atua profissionalmente na função de Subcomandante do Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar do Estado de Sergipe. É pesquisador nas temáticas relacionadas a Energias Renováveis, Robótica, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação.

Diogo de Aquino Wanderley, Universidade Tiradentes

Conhecimento e experiência na área de Tecnologia da Informação. Vivência na área Administrativa, com experiência em Fiscalizar/Gerenciar patrimônio, 5 anos de experiência de funcionário Público Federal do Exército Brasileiro, com a patente de Oficial/2º Tenente de Material Bélico(2007-2011). Habilidade com vendas.

Ícaro da Silva Dória, Universidade Tiradentes

Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos.

Downloads

Publicado

2015-11-27