A segurança do trabalho em obras residenciais no Brasil e o papel do engenheiro civil na diminuição dos acidentes de trabalho: uma revisão bibliográfica

Autores

  • Kellen Rhaynara Mota Carmo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
  • Ângelo Ricardo Balduíno Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos http://orcid.org/0000-0002-7082-2566

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.001.0005

Palavras-chave:

Segurança do trabalho, Construção civil, Acidente do trabalho, Normas regulamentadoras, Engenharia civil

Resumo

No cenário econômico brasileiro, a indústria da construção civil se apresenta como um dos setores mais importantes, destacando-se como um dos que mais geram empregos no país. Por esse motivo, a construção civil possui uma participação demasiada no Produto Interno Bruto do país. Apesar da sua importância, a construção civil apresenta-se como um dos setores da indústria que mais possuem índice de acidentes e mortes no trabalho. Dentre as áreas que apresentam mais condições para a ocorrência de acidente no trabalho, encontram-se as obras de pequeno porte, incluindo as obras residenciais, em virtude de possuírem poucos empregados, serem de curta duração, e, desse modo, a fiscalização torna-se difícil e negligente, além de haver muita informalidade e uma falta de conscientização dos empregadores e trabalhadores quanto à importância da segurança no trabalho, deixando de cumprir as exigências das Normas Regulamentadoras. Frente ao exposto, buscou-se realizar um levantamento de dados quanto aos acidentes de trabalho na construção civil e enfatizando a importância do engenheiro civil na diminuição desses acidentes e garantia da segurança do trabalho. Verificou-se que os índices de acidente de trabalho na construção civil são preocupantes, e há uma necessidade de cumprimento das normas de segurança do trabalho, onde o engenheiro civil possui conhecimento necessário para aplicação das mesmas, além de conhecer o ambiente da construção civil. Apesar disso, o papel de mudança da realidade de acidente de trabalho na construção civil deve incluir todos os envolvidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellen Rhaynara Mota Carmo, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

possui ensino-medio-segundo-grau pelo Ensino Stella Maris Centre (2013).

Ângelo Ricardo Balduíno, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

ANGELO RICARDO BALDUINO, doutor em Ciências do Ambientes pela Universidade Federal do Tocantins, atuo como Professor Titular e pesquisador do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos - ITPAC em Porto Nacional e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Porto Nacional como pesquisador e responsável técnico do laboratório de química no Complexo Laboratorial Expedito José de Sá Parente. Sou membro dos grupos de pesquisa G-IMPACTO (Inovação, Meio Ambiente e Pesquisa Agropecuária no Cerrado Tocantinense - Campus Dianópolis), Ciências Ambientais e Educação (Campus Porto Nacional), Saúde Única em Foco da Universidade Brasil e Avaliação Ambiental em Bacias Hidrográficas da Universidade de Taubaté. Dedica-se ao campo de estudos e investigações sobre Ciências Ambientais, Saúde e Educação. Desde 1998 trabalha como docente e entre os anos de 1998 a 2007 exerceu a docência nas redes pública e privada da Educação Básica e à partir de 2007 exerce a docência em cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2021-03-26