Manifestações patológicas: estudo de caso residencial Rio Tocantins em Porto Nacional/TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2020.001.0005

Palavras-chave:

Construções, Manifestações patológicas, Habitações de interesse social

Resumo

Nos dias atuais a facilidade de adquirir um imóvel aumentou consideravelmente se comparada a décadas passadas, o governo federal fez um grande investimento em programas de habitação de interesse social e este trabalho trata do Projeto Minha Casa Minha Vida um projeto de construção e financiamento de residências que atende a população que possui baixa liberdade financeira. Com o investimento veio uma demanda de falta de planejamento na execução dessas obras, deficiência na fiscalização e baixo custo, esses fatores aliados à rapidez de execução acabam por comprometer sua qualidade o que consequentemente aumenta os riscos de surgimento de patologias. A NBR 15575/2013 estabelece os requisitos que as construções devem manter para atender a finalidade habitacional, mas infelizmente a normatização nem sempre é seguida à risca. Para mostrar como está a qualidade das obras do projeto na cidade de Porto Nacional/TO o presente trabalho tem por objetivo fazer um levantamento, análise e classificação das patologias encontradas. Trata-se de uma pesquisa feita por amostragem onde se realizou visitas in loco nas unidades habitacionais com o auxílio de registro fotográfico e diálogo com os moradores, onde foi possível identificar as principais patologias existentes no conjunto habitacional que são as fissuras no revestimento cerâmico e portas e portais com umidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailma Soares dos Reis, Instituto Presidente Antônio Carlos

Cursando Engenharia Civil no ITPAC Porto Nacional ( 2015-2019). Habilidade e experiência em serviços administrativos e pacote Office, facilidade de aprendizado, comprometimento, organização e boa relação em coletividade. 

Fernando Antonio da Silva Fernandes, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Doutor em Engenharia - Área de Concentração: Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Agroenergia - Universidade Federal do Tocantins - UFT. Engenheiro de Segurança do Trabalho c/Pós-graduação (Lato Sensu) em Engenharia de Segurança do Trabalho - Universidade Estadual de Maringá - UEM. Engenheiro Civil - Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA/TO. Pós-Graduação (Lato Sensu) - Tecnologia e Gerenciamento de Obras - Centro Universitário Luterano de Palmas - ULBRA/TO. Atuação Profissional como Engenheiro Civil: Construção/adequação de obras civis: Grupo ODEBRECHT, WTE CONSTRUÇÕES, AGENCIA DOS CORREIOS, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO TOCANTINS - TRE (Palmas/TO), CEST (HIDRELÉTRICA DE ESTREITO/MA), OPERADORA OI (Palmas/TO), TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO TOCANTINS (Palmas/TO), Responsável Técnico Empresa INTERVIA na área de projetos (2018). Atuação Profissional como Engenheiro de Segurança do Trabalho: Setor da construção civil pequena, média e grandes obras, setor cerâmico, setor de mineração e setor agrícola. Atuação Profissional em Docência: Cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção: Professor Titular da Universidade Católica do Tocantins, Professor Titular do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto Ltda - ITPAC PORTO NACIONAL. Professor Substituto do Instituto Federal do Tocantins (Palmas) ? IFTO. Trabalha com metodologias ativas ?Problem Based Learning ? PBL?. Diretor Regional do IBRACON no Estado do Tocantins, membro do comitê científico do Congresso Brasileiro do Concreto do Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON anos 2013/14/15/16/17/18/19. Membro do Comité Científico da ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração ? 2018/19. Sócio e Membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de Patologia - ALCONPAT. - 2016/17/18/19. Sócio da Associação Brasileira de Cerâmica - ABCERAM desde 2010,11/12/13/14/15/16/17/18/19.

Downloads

Publicado

2020-02-27