Impactos econômicos e ambientais da produção do etanol de segunda geração no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2022.002.0004

Palavras-chave:

Etanol no Brasil, Etanol de segunda geração, Impactos econômicos, Impactos ambientais

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar os possíveis impactos, nas esferas econômica e ambiental, resultantes da produção do etanol de segunda geração (E2G) no Brasil. O álcool convencional (E1G) é conhecido por ser uma energia limpa, proveniente de fontes renováveis e que auxilia na diminuição da emissão de carbono. A descoberta da capacidade de aumentar significativamente a sua produção com a utilização de resíduos agrícolas e urbanos e a viabilidade econômica observada nessa descoberta, aumentaram ainda mais a visibilidade desse biocombustível e o seu potencial no auxílio ao meio ambiente e no aumento da oferta global de energia. Dessa forma, se faz necessário entender os possíveis cenários da sua produção no país que é referência mundial na produção de biocombustíveis e no uso de energia limpa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Breno Luiz da Silva, Centro Univeristário Vale do Ipojuca

Possui ensino médio segundo grau pelo Centro de Educação Dimensão(2017). Atualmente é Diretor do Dep. de Relações Externas da AQUA JR..Tem experiência na área de Engenharia Química.

Evandro de Souza Queiroz, Centro Univeristário Vale do Ipojuca

Profissional com sólida experiência, capacitado e graduado em engenharia Ambiental, pós-graduação em Gestão Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho, com atuação em Gestão Integrada (Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente) em empresas de grande porte, tendo participação direta em planejamento estratégico, gestão de pessoas, trabalho em equipe, participação em adequações a novos projetos, processos industriais, gestão de riscos, segurança de processos químicos, auditorias das normas regulamentadoras do MTE, gerenciar o sistema de gestão ambiental (ISO 14001), tratamento de efluentes e as licenças ambientais. Coordenador e professor dos cursos nas áreas das engenharias da UNIFAVIP WYDEN e Membro de Núcleos Docente Estruturante.

Downloads

Publicado

2023-01-09