Elaboração dos mapas de suscetibilidade dos solos de Pombos (PE) aplicando o geoprocessamento com software QGIS
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0006Palavras-chave:
Geologia Ambiental, Cartografia Geotécnica, Mapeamento geológico-geotécnico, Avaliação de suscetibilidadeResumo
Devido ao crescimento tecnológico e populacional é possível notar uma maior ocupação do solo. Visto que essa apropriação é feita, por muitas vezes, sema a projeção e com manejos de infertilidade, é necessário um maior detalhamento do terreno para fins construtivos, no qual são realizados mapeamentos geológicos-geotécnicos que permitem a elaboração de cartas de suscetibilidade do solo. Assim, este trabalho visa analisar a sensibilidade do solo do Município de Pombos-PE em relação a problemas geotécnicos por cartas de suscetibilidade, tendo como base os parâmetros pedológicos da região. Inicialmente, foi feito um levantamento dos dados geográficos do solo da cidade de Pombos – PE, para que em seguida fossem montadas as cartas de suscetibilidade e classificação quanto a sensibilidade do solo em baixa, média e alta, utilizando o método de Amorim (2004). Com isso, o território em estudo apresentou uma baixa suscetibilidade de ocorrência de solos expansivos, 1,43% de média suscetibilidade a solos colapsíveis, 22,09% de alta suscetibilidade a solos dispersivos e erosivos e 10,49% de alta suscetibilidade a solos moles. De posse dos dados, conclui-se que é possível mapear de forma eficaz, com poucos recursos e temas, a suscetibilidade dos solos relativos a problemas geotécnicos por meio do software QGIS v. 3.18.2.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.