Elaboração dos mapas de suscetibilidade dos solos de Pombos (PE) aplicando o geoprocessamento com software QGIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0006

Palavras-chave:

Geologia Ambiental, Cartografia Geotécnica, Mapeamento geológico-geotécnico, Avaliação de suscetibilidade

Resumo

Devido ao crescimento tecnológico e populacional é possível notar uma maior ocupação do solo. Visto que essa apropriação é feita, por muitas vezes, sema a projeção e com manejos de infertilidade, é necessário um maior detalhamento do terreno para fins construtivos, no qual são realizados mapeamentos geológicos-geotécnicos que permitem a elaboração de cartas de suscetibilidade do solo. Assim, este trabalho visa analisar a sensibilidade do solo do Município de Pombos-PE em relação a problemas geotécnicos por cartas de suscetibilidade, tendo como base os parâmetros pedológicos da região. Inicialmente, foi feito um levantamento dos dados geográficos do solo da cidade de Pombos – PE, para que em seguida fossem montadas as cartas de suscetibilidade e classificação quanto a sensibilidade do solo em baixa, média e alta, utilizando o método de Amorim (2004). Com isso, o território em estudo apresentou uma baixa suscetibilidade de ocorrência de solos expansivos, 1,43% de média suscetibilidade a solos colapsíveis, 22,09% de alta suscetibilidade a solos dispersivos e erosivos e 10,49% de alta suscetibilidade a solos moles. De posse dos dados, conclui-se que é possível mapear de forma eficaz, com poucos recursos e temas, a suscetibilidade dos solos relativos a problemas geotécnicos por meio do software QGIS v. 3.18.2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Elayne Carvalho dos Santos, Centro Universitário FACOL

Possui ensino-medio-segundo-graupela EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção(2015). Atualmente é Assistente de Produção da Vidfarma Indústria de Medicamentos.

Guilherme Fernando Cavalcanti Pereira, Centro Universitário FACOL

Doutorando no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA); Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Pós-Graduando em Design no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR); MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); MBA em Projetos, Dimensionamento e Modelagem de Estruturas e Fundações pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG); MBA Executivo em Auditoria, Avaliações e Perícias da Engenharia pela Faculdade Global (FG); Especialista em Engenharia Ferroviária pela Faculdade Cidade Verde (FCV); Especialista em Modernização, Infraestrutura e Gestão Portuária pela Faculdade Unyleya (UNYLEYA); Especialista em Construção Naval e Offshore pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Especialista em Engenharia Submarina pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP); MBA Executivo em Gestão Aeroportuária pela Faculdade Unyleya (UNYLEYA); Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Atua como Consultor de Qualificação Pleno II no CESAR School; Professor Universitário no Centro Universitário FACOL (UNIFACOL); Professor no Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA); Responsável Técnico da empresa Metta Engenharia. 

Iálysson da Silva Medeiros, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil (2019), atualmente bolsista FACEPE no mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação de Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM), ambos pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Acadêmico do Agreste (UFPE - CAA), e Pós-graduado em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP). Atuou como Engenheiro Civil nos setores de Planejamento, Gestão e Orçamento da Construtora METRON LTDA, atuando também como instrutor de alguns softwares usuais no ramo Engenharia Civil. Foi aluno bolsista PROPESQ de iniciação científica (IC) no Laboratório de Engenharia Ambiental (LEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - CAA). Desenvolveu um trabalho voluntário em Cúcuta/Colômbia com o projeto COMUNIDADES SOSTENIBLES, onde completou com uma experiência de desenvolvimento de liderança através de uma oportunidade de voluntariado, abordando os objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Cidades e Comunidades (Meta 11 da ONU). Atuando principalmente nos seguintes temas: projetos e estruturas de aço, torres tubulares, estruturas em cascas, análise estrutural, interação solo-estrutura, fundações das torres eólicas, tecnologia BIM. 

Martha Maria Bezerra Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda na área de Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Participante do programa de iniciação científica voluntária intitulado Interação solo-estrutura em edificações sob fundações diretas assentes em areias levando em conta a sequência construtiva (2018-2019). Bolsista no projeto de iniciação a docência "Meu Grupo de Desenho Técnico: Um amigo virtual" (2016-2017). Membro do Centro Acadêmico de Engenharia Civil (2018-2019). 

Downloads

Publicado

2022-01-01