Levantamento de ocorrências e proposta para verificação da integridade estrutural após incêndio em edificações em Cuiabá (MT)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0007Palavras-chave:
Fogo, Ensaios não destrutivos, esclerometria, ultrassomResumo
Como uma forma melhor compreender o comportamento da incidência de incêndios na região metropolitana de Cuiabá, mais precisamente na região do centro histórico, fez-se uma compilação dos casos que aconteceram em um período de 10 anos, compreendido entre janeiro de 2009 e dezembro de 2018. Após a ocorrência de incêndio, muitas edificações continuam sendo utilizadas, pensando nisso, o presente trabalho realizou uma investigação sobre as condições estruturais do concreto armado das edificações remanescentes de incêndio, observando-se por meio dos ensaios não destrutíveis de ultrassom e esclerometria. Os resultados obtidos na filtragem de dados de ocorrências de incêndio são coerentes com o que se esperava encontrar em relação aos meses de maior incidência de casos de incêndio com o período de seca da região de Cuiabá. O ensaio de ultrassom executado neste trabalho se mostrou uma excelente forma de se averiguar a integridade estrutural de elementos de concreto armado de forma a se conhecer a qualidade do concreto internamente e não comprometer ainda mais a estrutura já agredida pelo incêndio, bem como no ensaio esclerométrico eficaz para determinar a resistência superficial do elemento estrutural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.