Levantamento de ocorrências e proposta para verificação da integridade estrutural após incêndio em edificações em Cuiabá (MT)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.003.0007

Palavras-chave:

Fogo, Ensaios não destrutivos, esclerometria, ultrassom

Resumo

Como uma forma melhor compreender o comportamento da incidência de incêndios na região metropolitana de Cuiabá, mais precisamente na região do centro histórico, fez-se uma compilação dos casos que aconteceram em um período de 10 anos, compreendido entre janeiro de 2009 e dezembro de 2018. Após a ocorrência de incêndio, muitas edificações continuam sendo utilizadas, pensando nisso, o presente trabalho realizou uma investigação sobre as condições estruturais do concreto armado das edificações remanescentes de incêndio, observando-se por meio dos ensaios não destrutíveis de ultrassom e esclerometria. Os resultados obtidos na filtragem de dados de ocorrências de incêndio são coerentes com o que se esperava encontrar em relação aos meses de maior incidência de casos de incêndio com o período de seca da região de Cuiabá. O ensaio de ultrassom executado neste trabalho se mostrou uma excelente forma de se averiguar a integridade estrutural de elementos de concreto armado de forma a se conhecer a qualidade do concreto internamente e não comprometer ainda mais a estrutura já agredida pelo incêndio, bem como no ensaio esclerométrico eficaz para determinar a resistência superficial do elemento estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos de Oliveira Valin Júnior, Instituto Federal do Mato Grosso

Professor no Departamento de Infraestrutura do IFMT, Regime de Dedicação Exclusiva, Classe D3-IV (Adjunto), concursado em 2012. Doutor em Física Ambiental (Linha Análise e modelagem microclimática de sistemas urbanos) pela UFMT em 2019.

Marcely Duany Correa de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheira civil formada pela UFMT campus Cuiabá.

Guilherme Udson de Carvalho Ramos, Instituto Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Controle de Obras pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (2016). Atualmente é bombeiro militar do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso. Atua na área de Segurança Contra Incêndio e Emergências.

Fernada Miguel Franco, Instituto Federal do Mato Grosso

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e Mestrado e Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: clima urbano, morfologia urbana, habitação de interesse social, conforto ambiental, paisagismo, arborização urbana e geotecnologias. Desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de geotecnologias, possuindo conhecimento prático em manuseio de ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas ¿Drones¿) fazendo voos e processamento de imagens aéreas, assim como conhecimento de programas como QGis, ArcGis, Agisoft ProtoScan e AutoCad. Atividades na parte administrativa da instituição de nível superior (IFMT) como CPA (Comissão Própria de Avaliação) Assessoria em Paisagismo, participação de comissões internas como NDE (Núcleo Docente Estruturante) e Colegiado de Curso. Podendo atuar em atividades administrativas, de pesquisa, gestão de projetos e manutenção predial.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Engenharia de Construção Civil