Propriedades mecânicas de compósitos de fibras naturais e gesso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0013Palavras-chave:
Compósitos de gesso, Fibras naturais, Propriedades mecânicasResumo
O gesso é um material amplamente utilizado na construção civil devido ao seu excelente desempenho, facilidade de aplicação e resistência ao fogo. No entanto, apesar de todas as vantagens, o gesso possui algumas desvantagens devido à sua fragilidade e baixa resistência mecânica. Nos últimos anos, diversas pesquisas foram realizadas a fim de corrigir as deficiências que esse material apresenta por meio da adição de fibras naturais, fibras sintéticas e partículas minerais na matriz de gesso. Nesse âmbito, as fibras naturais merecem destaque, pois apresentam baixo custo, são abundantes, renováveis e permitem a reutilização de resíduos gerados em diferentes setores da produção. Dessa forma, o presente estudo realizou uma revisão sistemática dos artigos publicados nos últimos cinco anos, pela editora Elsevier, sobre compósitos de fibras naturais e gesso. Nesse contexto, esta pesquisa restringiu a análise dos efeitos provocados, pela adição de fibras ao gesso, às propriedades mecânicas avaliadas nos artigos selecionados. As fibras mencionadas neste estudo foram as de sisal, cânhamo, erva marinha Possidonia oceânica, lignina, palha de linho, lã de ovelha e coco. Constatou-se na presente revisão que, em geral, a adição de fibras naturais ao gesso resultou em melhora nas propriedades mecânicas dos compósitos analisados na literatura. Desse modo, a utilização de fibras naturais como materiais de reforço na matriz de gesso mostra-se favorável economicamente, devido ao baixo custo e a abundância desses materiais, mas também se apresenta sustentável devido tanto ao reaproveitamento desses resíduos, quanto a serem provenientes de fontes renováveis, beneficiando, assim, a sociedade e o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Engineering Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.