Propriedades mecânicas de compósitos de fibras naturais e gesso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.002.0013

Palavras-chave:

Compósitos de gesso, Fibras naturais, Propriedades mecânicas

Resumo

O gesso é um material amplamente utilizado na construção civil devido ao seu excelente desempenho, facilidade de aplicação e resistência ao fogo. No entanto, apesar de todas as vantagens, o gesso possui algumas desvantagens devido à sua fragilidade e baixa resistência mecânica. Nos últimos anos, diversas pesquisas foram realizadas a fim de corrigir as deficiências que esse material apresenta por meio da adição de fibras naturais, fibras sintéticas e partículas minerais na matriz de gesso. Nesse âmbito, as fibras naturais merecem destaque, pois apresentam baixo custo, são abundantes, renováveis e permitem a reutilização de resíduos gerados em diferentes setores da produção. Dessa forma, o presente estudo realizou uma revisão sistemática dos artigos publicados nos últimos cinco anos, pela editora Elsevier, sobre compósitos de fibras naturais e gesso. Nesse contexto, esta pesquisa restringiu a análise dos efeitos provocados, pela adição de fibras ao gesso, às propriedades mecânicas avaliadas nos artigos selecionados. As fibras mencionadas neste estudo foram as de sisal, cânhamo, erva marinha Possidonia oceânica, lignina, palha de linho, lã de ovelha e coco. Constatou-se na presente revisão que, em geral, a adição de fibras naturais ao gesso resultou em melhora nas propriedades mecânicas dos compósitos analisados na literatura. Desse modo, a utilização de fibras naturais como materiais de reforço na matriz de gesso mostra-se favorável economicamente, devido ao baixo custo e a abundância desses materiais, mas também se apresenta sustentável devido tanto ao reaproveitamento desses resíduos, quanto a serem provenientes de fontes renováveis, beneficiando, assim, a sociedade e o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jenifer Tejada Cardoso, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduada Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco 

Maria Clara Cavalcante Pinto Evangelista, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2019). Realizou projeto de iniciação científica como bolsista do programa PIBIC durante 1 ano da graduação.

Rafaella Cristina da Silva Ferreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui Especialização em Engenharia de Estruturas de Concreto Armado pela Faculdade Única (2019), Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2017) e curso Técnico em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (2008). Foi servidora efetiva na Agencia Estadual de Meio Ambiente-CRPH, ocupando o cargo de Assistente em Gestão Ambiental, lotada na Unidade Integrada de Gestão Ambiental-UIGA de Petrolina-PE. Em seguida, teve um vínculo institucional com o IF Sertão Pernambucano/Campus Santa Maria da Boa Vista e ocupou o cargo de Técnica em Laboratório/Edificações. Nesta instituição atuou por dois anos na Diretoria de Engenharia e Infraestrutura-DEINF, na Reitoria, elaborando planilhas orçamentárias, projetos básicos e cadastrais. Logo após essa experiência, foi lotada no Departamento de Administração e Planejamento, onde atuou na Coordenação de Manutenção, Limpeza e Transporte no referido Campus. Depois, ainda no IF Sertão, desempenhou as suas atividades no Laboratório do curso de Edificações, conduzindo os ensaios de materiais de construção civil e mecânica dos solos. Posteriormente, tornou-se professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. E atualmente, exerce a mesma função de docente, agora no IF Sertão Pernambucano/Campus Salgueiro. 

Thales Ferreira de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2016). Especialista em Estrutura de Concreto e Fundações pela UNIP. Tem experiência na elaboração de projetos de engenharia (Estrutural, elétrico e hidrossanitário) e experiência em manutenção predial (TRE/PE - Lote 3). Atualmente é Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - Campus Salgueiro, onde leciona no curso Técnico em Edificações nas turmas do Ensino Médio, Subsequente e Proeja.

Downloads

Publicado

2021-10-02