Sensibilidade dental após clareamento odontológico e o papel do cirurgião dentista na prevenção e execução do procedimento
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0039Palavras-chave:
Dessensibilizantes, Túbulos Dentinários, Clareamento, Estética, SaúdeResumo
A autoestima humana requer diversas intervenções médicas das mais variadas áreas e o sorriso é o cartão de visita humano e tem como principal profissional por ele o cirurgião dentista, nos últimos anos o clareamento dental e outras intervenções estéticas têm ganhado espaço, porém, junto à aderência a estes procedimentos surgem efeitos colaterais, neste trabalho destaca-se a sensibilidade dental após o clareamento odontológico. Neste sentido, o cirurgião dentista exerce um papel fundamental tanto na orientação ao paciente quanto a dosagem dos ativos utilizados neste procedimento. Apresentar a sensibilidade dental após procedimento odontológico de clareamento, e a necessidade de uma conduta terapêutica ativa frente à apresentação de sensibilidade. A busca de estudos realizou-se nas bases de dados NCBI/PubMed (National Center for Biotechnology Information), SciELO (Scientific Eletronic Lirary Online), Google Acadêmico e Lilacs - Bireme (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Para delimitação dos conteúdos foram utilizados critérios de inclusão: artigos disponíveis na integra, em português, inglês e espanhol, publicados entre os anos de 2015 a 2021 com acesso gratuito e que tivessem pertinência com tema. Para fundamentar este trabalho foram utilizados dez estudos publicados nos últimos seis anos, percebeu-se que a sensibilidade dentinária é o resultado de um conjunto de fatores que envolvem desde a saúde bucal do paciente à quantidade de ativos utilizados pelo cirurgião dentista, que resultam na desobliteração de túbulos dentinários e consequente perda mineral dental e que pode ser evitada através da prevenção e orientação ao paciente sobre os cuidados pré e pós procedimentos, incluindo-se a utilização de dessensibilizantes. O cirurgião dentista deve atuar de forma preventiva aos efeitos colaterais. Nos procedimentos de clareamento dental a ocorrência de sensibilidade dentinária causa desconforto ao paciente e há comprovação cientifica de que aplicar géis desssensibilizantes diminui a ocorrência de sensibilidade dental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.