Falhas nos serviços de telefonia brasileira e o papel jurisdicional na tutela dos consumidores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3039.2020.002.0001

Palavras-chave:

Lesões, Danos morais, Ações consumeristas, Morosidade, Punitive damages

Resumo

As empresas que ofertam serviços de telefonia em território brasileiro acumulam ao longo do tempo uma gama de reclamações registradas periodicamente nos órgãos de proteção ao consumidor e, estão relacionadas principalmente ao funcionamento ou qualidade dos serviços prestados aos seus consumidores. Considerando estas informações, o presente trabalho tem por objetivo analisar, através do método dedutivo, dados relacionados ao histórico de falhas reiteradas na prestação de serviços de telefonia no Brasil e as estatísticas que demonstram o número de ações consumeristas buscando compreender a relação entre elas e o papel do controle jurisdicional para a proteção desses consumidores. Em seguida, a fim de entender os motivos pelos quais a tutela jurisdicional não consegue ser efetiva e pôr fim a esse processo de lesões reiteradas e acúmulo de processos, serão analisadas, por meio de estudo doutrinário e de legislações vigentes no país, as consequências da morosidade, da subutilização das ações coletivas e o baixo valor das indenizações por danos morais para o desempenho da tutela empregada, bem como o que pode ser feito para contornar essa situação. Diante das informações coletadas ao longo da pesquisa, conclui-se que, apesar da quantidade de ações consumeristas que envolvem as operadoras de serviços telefônicos do Brasil, a quantidade de clientes lesados continua em alta, dando a entender que, a tutela jurisdicional aplicada nessas relações de consumo não está sendo capaz de provocar desestímulos à prática de novas ofensas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus da Silva Dias, Universidade Federal do Tocantins

Possui ensino-medio-segundo-graupela escola estadual major juvenal pereira de sousa(2013). Tem experiência na área de Educação. 

Sérgio Augusto Pereira Lorentino, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Direito Privado (magna cum laude) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas); Mestre em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (cum laude) pela UFT; Professor de Direito Processual Civil e Direito do Consumidor da Universidade Federal do Tocantins - UFT; Advogado.

Downloads

Publicado

2020-12-22