Prática da compostagem em microescala como fator para valorização de resíduos sólidos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0026Palavras-chave:
Resíduos sólidos orgânicos, matéria orgânica, compostagem, microescala, qualidade do composto.Resumo
A acelerada produção de resíduos sólidos urbanos e, principalmente resíduos orgânicos cria a necessidade de se buscar alternativas para reaproveitar e valorizar a matéria orgânica. A compostagem é um método de transformação da matéria orgânica em composto, que contribui para redução da disposição de resíduos em aterro sanitário, além de trazer benefícios econômicos e atender aos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar o processo de compostagem em microescala. Neste trabalho foram montadas três pilhas de compostagem em microescala, utilizando resíduos orgânicos do preparo de refeições e materiais orgânicos provenientes de jardinagem. O processo de compostagem foi monitorado por um período de 90 dias. Após esse período, amostras do composto formado foram caracterizadas. Por meio do monitoramento do processo de compostagem e caracterização do composto, constatou-se que os compostos produzidos apresentaram boa qualidade e, podem ser utilizados como substrato para enriquecimento de solo, demonstrando a viabilidade da compostagem em microescala.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.