Análise intrasazonal da radição solar global (RG) e albedo em um ecossistema de mata atlântica
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0006Palavras-chave:
Mata Atlântica, radiação solar global, albedo.Resumo
A Mata Atlântica hoje é considerada como a área de vegetação nativa mais devastada do Brasil. É um dos cinco biomas com maior diversidade do mundo. Estudos sobre microclima de florestas tropicais auxiliam na compreensão de como esse bioma vem sofrendo com as mudanças climáticas. O objetivo geral deste trabalho foi analisar a radiação solar global (Rg) e albedo superficial em um ecossistema de Floresta Amazônica durante o período chuvoso e seco no município de Coruripe-AL. Os dados utilizados foram referentes ao período entre maio a agosto/2014. Calculou-se o albedo através da razão entre radiação solar global refletida e incidente. Foi utilizado software adequado para montagem do banco de dados, cálculos de médias horárias-diária, horárias-mensais, horárias anuais, mensais, diárias e plotagem dos respectivos gráficos. A chuva anual na Mata foi 11,4% maior que a normal climatológica. O total acumulado de chuva na Mata no período chuvoso foi praticamente igual ao da normal climatológica para a região. Os valores de Rg médios horários mensais para o período chuvoso foram 388,7; 386,7; 414,1 e 448,5 W.m-² e para o período seco foram 549,4; 582,1; 569,4 e 544,7 W.m-² respectivamente. O albedo variou entre 12,7% a 17,0% no período chuvoso e 14,1% a 18,0% no período seco.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.