Análise situacional da qualidade de água nas zonas de uma instalação piscícola no Ceará - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0005Palavras-chave:
Qualidade da água, piscicultura, índices de qualidade da água.Resumo
Os índices de qualidade da água têm sido frequentemente estudados como ferramentas gerenciais para tomada de decisões relativas aos recursos hídricos. Nesta perpectiva, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a variação dos índices de qualidade da água (IQA) e do estado trófico médio (IETm) nas áreas de influência de uma instalação de piscicultura familiar no reservatório Pereira de Miranda em Pentecoste, no Estado do Ceará. As coletas para as análises das variáveis físico-químicas e bacteriológicas foram realizadas em seis pontos de amostragens, nos períodos de estiagem e das chuvas. Por meio destas variáveis, o IQA e o IET foram estabelecidos para cada local, nos dois períodos de coleta. Os resultados classificaram a água como de boa qualidade em quase todos os pontos estudados. Isso sugere que a atividade de piscicultura praticada no açude não está comprometendo os múltiplos usos da água do reservatório. Por terem a facilidade de comunicação com o público não técnico através dos seus resultados, os índices podem ser replicados nas regiões com características semelhantes e cada vez melhorados nos estudos posteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.