Análise situacional da qualidade de água nas zonas de uma instalação piscícola no Ceará - Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0005

Palavras-chave:

Qualidade da água, piscicultura, índices de qualidade da água.

Resumo

Os índices de qualidade da água têm sido frequentemente estudados como ferramentas gerenciais para tomada de decisões relativas aos recursos hídricos. Nesta perpectiva, esta pesquisa teve como objetivo avaliar a variação dos índices de qualidade da água (IQA) e do estado trófico médio (IETm) nas áreas de influência de uma instalação de piscicultura familiar no reservatório Pereira de Miranda em Pentecoste, no Estado do Ceará. As coletas para as análises das variáveis físico-químicas e bacteriológicas foram realizadas em seis pontos de amostragens, nos períodos de estiagem e das chuvas. Por meio destas variáveis, o IQA e o IET foram estabelecidos para cada local, nos dois períodos de coleta. Os resultados classificaram a água como de boa qualidade em quase todos os pontos estudados. Isso sugere que a atividade de piscicultura praticada no açude não está comprometendo os múltiplos usos da água do reservatório. Por terem a facilidade de comunicação com o público não técnico através dos seus resultados, os índices podem ser replicados nas regiões com características semelhantes e cada vez melhorados nos estudos posteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geny Gil Sá, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Redes de Universidades (UFC/UFPB/UFPE/UFPI/UFRN/FUFSE/UESC), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (MDMA/UFC). Área de conhecimento: Ciências Ambientais; Área de Concentração: Desenvolvimento e Meio Ambiente; Grande Área: Multidisciplinar. Bacharel em Engenharia de Pesca (DEP/UFC). Membro pesquisador do Núcleo Interdisciplinar em Sustentabilidade e Áreas Costeiras - NISAC. Trabalha com linhas de pesquisa em proteção ambiental e gestão dos recursos, ênfase à proteção do meio ambiente e gestão dos recursos naturais com geração de conhecimentos em bases interdisciplinares; Também atua nas seguintes temáticas: Ciência da Sustentabilidade e Áreas Costeiras, Recursos pesqueiros e Engenharia de Pesca, Conservação e uso sustentável dos recursos naturais, Comunidades pesqueiras, Piscicultura e Indicadores de sustentabilidade, com ênfase em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Tem experiência como Professor do Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) pela Fundação Universidade Estadual do Ceará. Atualmente cursa graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza.

Diolande Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e em Química (2009) pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Saneamento Ambiental (1998) e Doutora em RecuRsos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará (2005). Tem experiência na área de hidroquímica de águas superficiais e subterrâneas e geoquímica de sedimentos.

George Satander Sá Freire, Universite de Nantes

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1977), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (1985) e doutorado em Geologie - Universite de Nantes (1989). Atualmente é professor associado ii da Universidade Federal do Ceará, coord. dout. desenvolvimento e meio ambiente da Universidade Federal do Ceará, prof. associado iv da Universidade Federal do Ceará e professor associado iii da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ceará, plataforma continental, geoquímica, estuário e plataforma continantal.

Reynaldo Amorim Marinho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1982) e mestrado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2005). Doutor em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2010). Professor Adjunto Nível 3 e Coordenador do Curso de Graduação de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. Tutor do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia de Pesca - PET Pesca. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

Downloads

Publicado

2017-09-15