Modelos matemáticos de previsão aplicados à gestão hídrica
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0008Palavras-chave:
Modelos de Previsão, Modelos de previsão, Recursos Hídricos, Recursos hídricos, Sarima, SARIMA.Resumo
O avanço da urbanização e a ausência de políticas públicas eficazes se apresentam como desafios para a disposição adequada dos serviços de abastecimento hídrico, entretanto, no Brasil, a tomada de consciência sobre a relevância da preservação de tal recurso encontra como barreira sua abundância. Uma alternativa para auxiliar atividades de gestão dos recursos hídricos é a utilização de modelos matemáticos. Este trabalho tem por objetivo elaborar um modelo matemático de previsão do consumo hídrico tomando por base o proposto por Grando e Prado. Para tal, utilizou-se a metodologia Box-Jenkins como forma de descrever a sazonalidade para o problema em estudo. Os dados, publicados por Grando e Prado, sobre volume mensal de água consumida no período compreendido entre outubro de 2010 e setembro de 2014 em uma cidade do oeste de Santa Catarina, foram utilizados para a modelagem do problema a partir da seguinte metodologia: Identificação do problema; Estimação dos parâmetros e teste & Aplicação. Para tornar a série estacionária foram realizadas uma primeira diferenciação e uma diferenciação sazonal. A partir da análise das Funções de Autocorrelação e Autocorrelação Parcial da série devidamente estacionária foram estimados 04 modelos, sendo escolhido como mais adaptado, a partir dos critérios de informação AIC e BIC, o modelo SARIMA (1,2,1)(1,1,0)12. Em comparação com o modelo proposto por Grando e Prado, constatou-se uma redução de 23 %, 22 % e 37 % nos erros MAPE, MAD e EQM. Portanto, a utilização de modelos matemáticos se mostra como uma alternativa bastante viável na gestão de recursos hídricos, uma vez que podem ser empregados para prever, analisar e auxiliar os processos de tomada decisão referentes à utilização e preservação de tais recursos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.