Valoração econômica de recurso ambiental (VERA) da bacia hidrográfica de Guapi/Macacu (RJ)

Autores

  • Diego Rafael dos Santos Peixoto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Elenice Rachid da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Josimar Ribeiro de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.002.0018

Palavras-chave:

Valoração Econômica, economia ambiental, Ambiental, valoração econômica, Bacia Hidrográfica, bacia hidrográfica

Resumo

Os ecossistemas são muito importantes para a ocorrência de vida no planeta Terra, devido ao papel que eles desempenham. Esses ambientes são responsáveis pelo fornecimento de bens e serviços ambientais, que podem ser divididos em: serviços de provisão, como provimento de água e alimentos; serviços de regulação, como regulação da água e sequestro de carbono; serviços de suporte, como dispersão de nutrientes e sementes; e serviços culturais, como a recreação. Apesar disso, a população humana demonstra pouca ou nenhuma preocupação com a conservação e manutenção dos recursos naturais. É nesse contexto que se insere a valoração econômica dos recursos ambientais (VERA), que atribui valores monetários aos recursos ambientes através da estimativa dos valores de uso direto, indireto e opção desses recursos. Essa técnica se mostra como uma ferramenta efetiva para demonstrar a importância dos serviços ecossistêmicos para a qualidade de vida da população. Logo, o presente trabalho visa estimar os valores de uso direto e indireto dos recursos ambientais e dos impactos ambientais da bacia hidrográfica de Guapi/Macacu no estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos mostram que é possível atribuir valores monetários e avaliar impactos ambientais usando o método VERA e dessa forma contribuir para que a sociedade entenda a importância dos serviços ecossistêmicos e consequentemente do uso sustentável dos ecossistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Rafael dos Santos Peixoto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Biólogo com ênfase em meio ambiente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tecnólogo em biotecnologia, atualmente cursando mestrado profissional em engenharia ambiental na UERJ. Possui experiência na área de meio ambiente, especificamente nos seguintes temas: gestão ambiental, legislação ambiental, avaliação de impactos ambientais, educação ambiental e licenciamento ambiental.

Elenice Rachid da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Editora Chefe da Revista Internacional de Ciências - RIC (2016). Mestre em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes - PET/COPPE/UFRJ (2011). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1982). Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá - UNESA (2003). MBA em Mercado de Capitais pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas - FGV/RJ (1984). MBA em Direito Público e Privado pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - FESUDEPERJ (2005). MBA em Especialização em Administração Pública pela Fundação Escola de Serviço Público - FESP (2006). Professora convidada na disciplina Engenharia de Meio Ambiente nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção - DRHIMA/POLI/UFRJ (2008 a 2012). Pesquisadora do Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais - NASA/UFRJ/CNPq (desde 2008). Pesquisadora convidada do Observatório Urbano do Estado do Rio de Janeiro - OUERJ (2012 a 2015). Membro do Diretório de Pesquisa do Observatório Urbano Estado do Rio de Janeiro - OUERJ/CNPq (desde 2012). Professora de Planejamento de Transporte e Mobilidade Urbana no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Construção Sustentável do Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC (2010 a 2012). Professora de Avaliação Econômica de Recursos e Danos Ambientais no curso de Pós-graduação Lato Sensu no curso de Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental do Instituto de Pós-graduação e Graduação - IPOG (2011). Coordenadora Acadêmica do curso MBA em Gestão e Planejamento da Mobilidade Urbana no Instituto Brasileiro de Educação Continuada - INBEC (desde 2012). Membro do Conselho de Administração do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET (2016).

Josimar Ribeiro de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[A] FORMAÇÃO PROFISSIONAL: * Pós-Doutorado Tecnologia Ambiental(USP / 2002) * Pós-Doutorado Engenharia Ambiental (UFRJ / 1998) * Pós-Doutorado Saúde Ambiental(FIOCRUZ-IOC / 1985) * Doutorado Ciências Biológicas(UFPr / 1983) * Mestrado Ciências Biológicas(UFRJ / 1979) * Aperfeiçoamento Química Bioorgânica(NPPN/ 1977) * Licenciatura Ciências Biológicas(UFRJ-FE / 1976) * Bacharelado Genética - Biologo(UFRJ-IB / 1975) * Licenciatura Ciências Físicas e Químicas (UFRJ-FE / 1974) [B] ATUAÇÃO PROFISSIONAL: *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Tecnologia Química(UFRJ) *Professor-Orientador Programa de Pós-Graduação Engenharia Ambiental(UFRJ) *Professor Associado do Programa de Pós-Graduação Tecnologia Nuclear(USP-IPEN) *Membro(Perito) do Comite Científico do Observatório Urbano(ONU-UERJ) *Assessor de Meio Ambiente(Comite RIO 2016) *Membro (Consultor)Cátedra de Desenvolvimento Durável(UNESCO-UFRJ) [C]PREMIOS e TÍTULOS: *ABIFARMA, *BVQi, *CRQ-RJ, *FAPERJ, *IBAPE-RO, *IBAPE-MG, *PNUMA, [D]PRODUÇÃO CIENTÍFICA & TECNOLÓGICA: *151 Artigos Científicos publicados em Revistas Indexadas; *73 Artigos Científicos (completos) em Anais de Congressos, *21 Livros e 8 Capítulos (UFRJ,Thex,Bertrand,Moderna,Milennium,E-Papers,MCT,UNIKASSEL), *3 Softwares com registro(Petrobras/UFRJ); *2 Produtos Tecnológicos patenteados(INPI), *32 Técnicas Analíticas,Instrumentais ou Processuais(MCT/UFRJ); *291 Publicações Técnicas de Assessorias ou Consultorias *251 Trabalhos Técnicos, *405 Participações em Bancas Academicas(D.Sc.,M.Sc.,B.Sc.,PG) *23 Comissões Julgadoras. *270 Orientações Academicas(D.Sc.,M.Sc.,PG,B.Sc.,IC)

Downloads

Publicado

2016-06-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>