Glifosato, Superplantas e Subminhocas
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0025Palavras-chave:
Poluição do Solo, Herbicida, Minhocas, Plantas DaninhasResumo
O glifosato é um herbicida considerado de baixa toxicidade sendo o mais utilizado principalmente em plantações de soja transgênica e mesmo em outras atividades domiciliares de combate ao crescimento de plantas indesejadas. Atualmente o Brasil é um dos maiores consumidores deste agrotóxico no mundo. Entretanto seu uso tem provocado o desenvolvimento de resistência em algumas plantas e também casos de impacto negativo sobre a biota do solo. As minhocas são organismos importantes para ciclagem de nutrientes e para a rede trófica dos solos, mas estudos em laboratório mostram que estes animais podem estar sendo seriamente afetadas por este herbicida. Organismos expostos a concentrações de glifosato de 1, 10, 100, 500, 1000 mg.Kg-1 por períodos incubatórios de 14, 21, 28, 42 e 56 dias mostraram redução de peso (perda de até 50%), parada reprodutiva e notórias alterações morfológicas. Estes resultados sugerem que estes organismos estão sob risco e podem inclusive desaparecer de plantações que usam este agrotóxico e evidenciam uma séria lacuna no conhecimento das relações biota-ambiente com consequente efeito sobre a saúde ambiental.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.