Qualidade da água consumida pelos moradores do semiárido paraibano após dessalinização
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0018Palavras-chave:
Semiárido, Ãgua, Dessalinização, UruçuResumo
Os moradores das regiões Semiáridas do Brasil são vítimas da seca e pobreza devido aos baixos índices pluviométricos existentes nessas localidades, obrigando-os a buscar fontes alternativas de água para sobrevivência a exemplo da água de poço. Devido ao embasamento de rochas cristalinas nestes aquíferos subterrâneos, a água captada é sempre composta por grandes quantidades de sais dissolvidos, tornando-a imprópria para consumo humano. Águas com essas características, muitas vezes, são tratadas por meio de dessalinização através de sistemas de membranas de osmose inversa. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água produzida pelo dessalinizador da Comunidade de Uruçu, em termos de quantidades de sais. A tecnologia utilizada foi a Osmose Inversa que se mostrou eficaz no tratamento, pois, a água do poço possuía cerca de 1.911,19 mg/L de sais dissolvido e após o processo de purificação, reduziu para 76,75 mg/L. Esse resultado, obtido através da análise da água, permitiu a caracterização físico-química e possíveis comparações com os valores máximos permissíveis estipulados pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde no Brasil. Com isso, existe a contribuição para a melhoria de vida destes moradores, gera novas atitudes e posteriormente novos conceitos para melhoria da qualidade de vida de pequenas comunidades isoladas que vivem na pobreza e escassez de água potável.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.