A análise multicriterial no apoio à gestão ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0012Palavras-chave:
Gestão Ambiental, Análise Multicriterial, Tomada de DecisãoResumo
Devido ao seu caráter multidisciplinar a gestão ambiental deve ser avaliada sob uma perspectiva sistêmica e integrada, considerando os aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais de difícil inserção e comparação, aliados com os aspectos econômicos e técnicos facilmente quantificados. Para tanto, várias experiências têm sido realizadas através da utilização dos métodos de análise multicriterial que culminou no objetivo principal deste trabalho, que é apresentar o estado da arte das principais técnicas multicriteriais que poderão ser utilizadas numa possível tomada de decisão, permitindo assim, a inclusão, avaliação e mensuração de variáveis ambientais. Além disso, serão mostrados alguns trabalhos com a aplicação desses métodos nas diferentes áreas do conhecimento, agregando consequentemente, valor às informações que darão suporte na avaliação de projetos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.