Análise documental e de percepção acerca da gestão de resíduos em um campus universitário (SP, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2012.001.0006Palavras-chave:
Universidade, Resíduos Sólidos, Meio AmbienteResumo
Este trabalho objetiva verificar como é realizada a gestão de resíduos, assim como o processo de adequação ambiental, em um campus universitário no interior do estado de São Paulo (Brasil). Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho investigativo, partindo da análise de documentos e demais informações a respeito do tema. A pesquisa se concentrou nas ações de comissões criadas no campus com os objetivos de gerenciamento de resíduos, de segurança laboratorial e de adequação ambiental. Optou-se em trabalhar com essas comissões por entendermos que se trata de instâncias de extrema importância para a qualidade dos espaços de trabalho dentro da instituição, bem como para a manutenção da qualidade ambiental da mesma, tendo em vista a correlação que ambas estabelecem nesses enfoques. Além dos documentos, adotou-se o registro fotográfico da atual situação das áreas do campus universitário, como ferramenta para visualização dos fatos, e posterior discussão e averiguação com as propostas das comissões e suas efetivas práticas, bem como dos fatores de impedimento das atividades. Os resultados obtidos possibilitaram uma melhor compreensão dos mecanismos e das dinâmicas de trabalho realizados em torno das atividades ligadas a geração, armazenamento e descarte correto de substâncias e materiais, assim como dos desafios ainda a serem vencidos. Conclui-se que a gestão de resíduos em um campus universitário é essencial para eliminar riscos à comunidade acadêmica e demais frequentadores do campus, assim como ao ambiente que o delimita e suas mediações.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.