Análise documental e de percepção acerca da gestão de resíduos em um campus universitário (SP, Brasil)

Autores

  • Leonardo Vicente Rivetti Universidade Federal de São Carlos
  • Danitielle Cineli Simonato Universidade Federal de São Carlos
  • Steve de Oliveira Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Rodolfo Antônio de Figueiredo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2012.001.0006

Palavras-chave:

Universidade, Resíduos Sólidos, Meio Ambiente

Resumo

Este trabalho objetiva verificar como é realizada a gestão de resíduos, assim como o processo de adequação ambiental, em um campus universitário no interior do estado de São Paulo (Brasil). Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho investigativo, partindo da análise de documentos e demais informações a respeito do tema. A pesquisa se concentrou nas ações de comissões criadas no campus com os objetivos de gerenciamento de resíduos, de segurança laboratorial e de adequação ambiental. Optou-se em trabalhar com essas comissões por entendermos que se trata de instâncias de extrema importância para a qualidade dos espaços de trabalho dentro da instituição, bem como para a manutenção da qualidade ambiental da mesma, tendo em vista a correlação que ambas estabelecem nesses enfoques. Além dos documentos, adotou-se o registro fotográfico da atual situação das áreas do campus universitário, como ferramenta para visualização dos fatos, e posterior discussão e averiguação com as propostas das comissões e suas efetivas práticas, bem como dos fatores de impedimento das atividades. Os resultados obtidos possibilitaram uma melhor compreensão dos mecanismos e das dinâmicas de trabalho realizados em torno das atividades ligadas a geração, armazenamento e descarte correto de substâncias e materiais, assim como dos desafios ainda a serem vencidos. Conclui-se que a gestão de resíduos em um campus universitário é essencial para eliminar riscos à comunidade acadêmica e demais frequentadores do campus, assim como ao ambiente que o delimita e suas mediações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Vicente Rivetti, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em fitotecnia, tendo atuado como estagiário no Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, pelo Instituto de Agronomia, em atividades ligadas a pesquisa científica. Atuação nas Ciências Humanas como estagiário e bolsista de iniciação científica pelo Instituto de Educação, Departamente de Teoria e Planejamento de Ensino da UFRRJ. Atualmente é discente do curso de Pós-graduação em Agroecologia e desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras.

Danitielle Cineli Simonato, Universidade Federal de São Carlos

Atualmente é pós- graduanda do curso de Pós Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos UfsCar. É graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas. Educação Ambiental em Fontes Renováveis e Aproveitamento de Energia, Consumo Consciente e Gestão de Resíduos Sólidos.

Steve de Oliveira Costa, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em andamento em Ciências Biológicas, pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos. Atua na área de Botânica, tendo realizado projetos de pesquisa com ênfase nas áreas de Taxonomia de Fanerógamas, Florística, Manejo florestal, Gestão e gerenciamento de resíduos.

Rodolfo Antônio de Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1987) e Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1994, 1997). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Agroecologia no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos. Atua em ensino, pesquisa e extensão nos campos da educação ambiental e da ecologia reprodutiva vegetal. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar. Foto: papagaio que veio espontaneamente compartilhar do alimento em uma manhã de inverno em 1992, no interior na mata atlântica de Linhares - ES (fomos fotografados por Inara Roberta Leal, professora da UFPE).

Downloads

Publicado

2012-06-04