Análise de sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos na cidade: o caso de Paripiranga, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2011.001.0005Palavras-chave:
Gestão de Resíduos, Meio ambiente, Análise SWOT, Plano Diretor ParticipativoResumo
Antes da Revolução Industrial os sistemas produtivos compunham um ciclo no qual os resíduos eram produzidos e absorvidos pelo meio ambiente. Com o crescimento desenfreado das cidades e o aumento considerável da população uma das principais conseqüências foi o aumento da produção de resíduos. Surgiu, assim, a gestão de resíduos que tem por objetivo administrar, de maneira organizada e coerente, tanto o manuseio como o depósito desses resíduos no meio ambiente. Este estudo teve como objetivo desenvolver um método de análise da gestão de resíduos sólidos urbanos nas cidades, e para consolidação do método tomou-se como estudo de caso a temática no município de Paripiranga, Estado da Bahia. A análise proposta remete-se às dimensões da sustentabilidade, como também a partir de um modelo de análise SWOT mostrando pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades na gestão de resíduos do município de Paripiranga. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisa em bibliografia especializada, e de campo através de entrevistas com gestores municipais e com populares. Os principais resultados mostram que a gestão de resíduos de Paripiranga está longe de ser considerada um modelo ideal, ao ponto que, a população está desinformada e desinteressada no assunto. O poder público adota apenas o lixão como modelo de gestão de resíduos. As políticas públicas previstas no Plano Diretor Participativo devem ser colocadas em prática, e várias lacunas relacionadas à participação popular devem ser preenchidas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.