Produtividade de salsa cultivada em sistema hidropônico e semi-hidropônico, no município de Paragominas/Pará
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0045Palavras-chave:
Clorofila, Hortaliça, Rebrota, Sistemas de cultivoResumo
A salsa é uma cultura que pode ser cultivada em sistema hidropônico, semi-hidropônico e solo, apresenta destaque por sua capacidade de rebrotamento, que pode ser explorado por dois a três anos. Com isso, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a produtividade e o teor clorofila da salsa em cultivo hidropônico e semi-hidropônico em duas colheitas, no município de Paragominas-Pará. O experimento foi conduzido na propriedade B&A Hidroponia. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2, sendo dois sistemas (hidropônico e semi-hidropônico) e duas colheitas, com seis repetições. Em campo foi avaliada a clorofila, utilizando aparelho chamado ClorofiLOG-CFL1030. Em laboratório foi avaliado os parâmetros: número de folhas, peso de massa fresca e seca (g), largura (mm), comprimento (mm) e dados para o auxílio do cálculo de área foliar (mm²) e produtividade (g planta-1). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Em termos de produtividade, a salsa apresenta melhor resultado no sistema semi-hidropônico se colhido após a rebrotação, ou seja, segunda colheita. Se o cultivo for em hidroponia, a maior produtividade se dará na primeira colheita. No geral, a salsa hidropônica apresentou melhores resultados, quando comparado ao sistema de cultivo no semi-hidropônico, na maior parte dos parâmetros analisados. A clorofila (A, B e Total) no sistema semi hidropônico foi superior se comparado com sistema hidropônico, com melhor média para a segunda colheita.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.