Análise da qualidade das águas do Arroio Moreira/Fragata (RS) através de métodos estatísticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0019

Palavras-chave:

Monitoramento ambiental, Qualidade da água, Análises estatísticas

Resumo

A água é essencial para a vida na terra, porém a degradação de sua qualidade é um dos principais problemas socioambientais da atualidade. Assim, ao longo dos anos, a atenção de ambientalistas tem recaído sobre os recursos hídricos, através do desenvolvimento de estudos de monitoramento sobre a degradação de sua qualidade. Baseando-se nesses fatos, este trabalho tem por objetivo analisar a qualidade da água do Arroio Moreira/Fragata, localizado no sul do estado do Rio Grande do Sul e inserido na grande Bacia Hidrográfica Litorânea, através de cinco pontos de monitoramento por meio de métodos estatísticos, como Análise de Variância (ANOVA) e Correlações. Esses métodos estatísticos são capazes de identificar os possíveis motivos ou fontes responsáveis pelas alterações na qualidade da água do corpo hídrico, ainda fornecem interpretações simples a partir da análise de dados complexos. Assim, através dos resultados obtidos foi possível detectar para o Arroio Moreira/Fragata a correlação forte entre alguns dos parâmetros bem como dos parâmetros com o Índice de Qualidade da Água (IQA). Ainda através da correlação foi possível inferir que o despejo doméstico pode ser um dos fatores que mais influencia na qualidade do arroio em questão. Já o ANOVA possibilitou a verificação de quais parâmetros mais variaram em relação aos pontos de amostragem durante o período das coletas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Borges dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na UFPel. Atualmente é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Detém experiência na área de coleta e análise de Qualidade de Água e Efluentes.

Marlon Heitor Kunst Valentini, Universidade Federal de Pelotas

Mestrando do Programa de Pós Graduação-Graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Pelotas. Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e técnico em Controle Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFSul) - Campus Camaquã.

Larissa Aldrighi da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária pela UFPel. Possui experiência na área de Análise de Qualidade de Água e Efluentes, bem como, está desenvolvendo conhecimentos na área de geoprecessamento. Atualmente é voluntária no Laboratório de Engenharia Ambiental e Energia do CEng realizando pesquisas e anáses em torno de geotecnologias como intrumento de auxilio.

Henrique Sanchez Franz, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como pesquisador voluntário no Laboratório de Drenagem e Águas Residuárias (2016-2017) e no Laboratório de Bioprocessos e Biotecnologia Ambiental (2018). Participou do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (2018-2019).

Bárbara de Lima Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Mestranda em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pelotas (2020-2021).

Victoria Huch Duarte, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária (UFPel)

Marcos Antonio da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Química Industrial

Marília Guidotti Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e mestrado em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Especialista em Educação de Química pelo Centro Universitário Claretiano e técnica em química pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Atualmente é doutoranda em química pelo Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (FURG) e técnica de laboratório (área química) da Universidade Federal de Pelotas. Coordena juntamente com outros servidores o Laboratório de Análise de Águas e Efluentes da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), atuando nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental. 

Beatriz Müller Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possui Curso Técnico em Química, pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IF 2010). Graduada em Química Industrial Bacharelado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel 2013). Mestre em química pela mesma instituição (UFPel 2015). Atualmente, concluiu curso de licenciatura em Química (UFPel 2018/1) e é aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal de Pelotas. Realiza pesquisa na área de modificação química de óleos essenciais e vegetais, síntese de compostos organocalcogênios e química limpa, orientada pelo Prof. Eder João Lenardão.

Willian Cézar Nadaleti, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente Professor Adjunto do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, integrando o colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAmb. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UNESP (2012), graduação em Física - Lic. pela UTFPR (2014), mestrado em Engenharia de Energia pela Unioeste (2014) e doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2017). Parte do doutorado foi desenvolvido no Institute of Thermal Technology - Silesian University of Technology (ITT-SUT/Polônia) e na Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha) com financiamento do Programa Erasmus Mundus/European Funds e CAPES/PDSE. Realizou pós-doutorado no exterior na área de Engenharia de Energia, ITT-SUT/Polônia (2018) e pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental e Sanitária, UFSC (2019) com financiamento do CNPq/PDJ. Desenvolve pesquisa nas áreas de Engenharia Ambiental e de Energia, com ênfase em energia da biomassa, atuando principalmente nos seguintes temas: Conversão e Aproveitamento de Biogás/Hidrogênio; Controle e Fenômenos de Transporte da Poluição Atmosférica; Energias Renováveis; Energy Planning & Management. Nessas áreas, conduz projetos financiados pela Fundação Carolina (Espanha), República da Polônia, União Europeia/European Funds e CNPq. Coordenador do Laboratório de Engenharia Ambiental e Energia - LEAE da UFPel. 

Bruno Müller Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Especialização em Docência na Educação Profissional na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (2009). Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Professor da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias, atuando no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Além de atuar como docente é o atual Presidente da Comissão Permanente de Processos Administrativos Disciplinares (CPPAD/UFPel).

Downloads

Publicado

2020-04-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>