Método “a priori” para avaliar a compatibilidade de fibras vegetais com cimento
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0024Palavras-chave:
Cálculo de compatibilidade, Fibra-cimento, Reação de hidratação, Aproveitamento de resíduos, Propriedades físicas, Propriedades químicasResumo
A compatibilidade química e física das fibras vegetais com a matriz cimentícia possui um papel fundamental na determinação das propriedades do compósito, tais como durabilidade e resistência mecânica. Os modelos de cálculo que medem a compatibilidade, até aqui desenvolvidos, fornecem informações após a mistura da fibra com o aglomerante, através da construção da curva de hidratação do compósito (temperatura x tempo). Ainda não existe um método de medida da compatibilidade 'a priori', ou seja, que verifique a influência das características físicas e químicas das fibras vegetais no comportamento de maior ou menor compatibilidade com o cimento. Diante disso, o objetivo do trabalho foi desenvolver um modelo preditivo de compatibilidade (CFQ) entre fibras vegetais e cimento que não necessite da realização da curva de hidratação das misturas. O modelo de compatibilidade proposto CFQ leva em consideração variáveis de caracterização físicas (massa específica e grau de inchamento) e químicas (sólidos solúveis totais, teor de açucares e teor de taninos) das fibras vegetais obtidas previamente, fornecendo uma alternativa de medição da compatibilidade comparável ao modelo de cálculo da literatura CX, com o mesmo grau de confiabilidade e validade, de fácil obtenção e realizável em um laboratório mais simples.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.