Análise de energia e exergia de uma bomba centrífuga acionada por um motor diesel operando com biodiesel de maracujá e misturas com diesel
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0022Palavras-chave:
Biodiesel de Maracujá, Bomba Centrífuga, Energia, Exergia, SustentabilidadeResumo
O presente estudo está relacionado com a análise de energia e exergia de uma bomba centrífuga acionada por um motor diesel monocilíndrico operando com biodiesel de maracujá e misturas com diesel. Valores do trabalho útil, do trabalho reversível e da eficiência da segunda lei da termodinâmica foram obtidos. O óleo de maracujá utilizado para obtenção do biodiesel foi produzido por extração mecânica, filtração e processo de degomagem a partir de sementes descartadas do processo de produção do suco de maracujá. O biodiesel de maracujá foi produzido por transesterificação utilizando ultrassom e metanol na proporção de 40% v / v com 1% de NaOH como catalisador. As misturas biodiesel-diesel de maracujá foram preparadas e classificadas como B0, B25, B50, B75 e B100. Essas misturas foram submetidas à caracterização físico-química e utilizadas na bomba centrífuga acionada por um motor a diesel. Para as misturas de biodiesel de maracujá com diesel, a eficiência máxima da segunda lei foi de 29,83% no caso da mistura B25, a 9,45 m3/h e na velocidade máxima da bomba. Quando a bomba centrífuga operou na vazão máxima, a eficiência máxima da segunda lei foi de 31,78% no caso do biodiesel de maracujá (B100), a 2722 rpm.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.