Desempenho da saúde pública no semiárido brasileiro

Autores

  • Nagilane Parente Damasceno Universidade Regional do Cariri http://orcid.org/0000-0002-2042-0024
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0016

Palavras-chave:

Saúde Pública, Desenvolvimento, Semiárido

Resumo

A saúde desempenha um papel essencial para o desenvolvimento sustentável. Populações que vivem em ambientes saudáveis são mais sadias e produtivas e têm maiores condições de promover e sustentar o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O objetivo geral deste estudo é analisar o desempenho da saúde pública no semiárido brasileiro. Os objetivos específicos são: caracterizar a região com relação a indicadores de recursos humanos e financeiros, de atenção integral à saúde da mulher e da criança, de redução dos riscos e agravos à saúde da população, de acesso potencial da atenção básica, de acesso obtido na atenção ambulatorial e hospitalar de média e alta complexidade, de efetividade da atenção básica e de despesas com saúde e calcular o Índice de Desenvolvimento da Saúde (IDS).  Foram utilizados dados obtidos através do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) para o ano de 2011. O tratamento dos dados foi realizado com as técnicas de análise fatorial e análise de conglomerados. Com base nos resultados do IDS, pode-se concluir que a maioria dos municípios do semiárido apresenta baixo desenvolvimento da saúde. Uma minoria ínfima dos municípios da região está enquadrada nas faixas de médio e alto desenvolvimento da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nagilane Parente Damasceno, Universidade Regional do Cariri

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (2003), Especialização em Comércio Exterior pela Universidade de Fortaleza (2005), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2018). Foi consultora financeira do IPECE no Acordo de Empréstimo nº 7600-BR (Projeto SWAp II), celebrado entre o Governo do Estado do Ceará e o Banco Mundial, e professora da Universidade Paulista e da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri.

Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia - West Pakistan Agricultural University (1968), Mestrado em Economia Agrícola - West Pakistan Agricultural University (1970), Mestrado em Economia - Colorado State University (1973) e doutorado em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University (1977). Atualmente participa do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC (PROPAP) desenvolvendo atividades de ensino e orientação nos programas de pós-graduação em Economia Rural e pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participa como Pesquisador Visitante do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem experiência na área de Economias Agrárias e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Tecnológica e Geração de Emprego e Renda. Pesquisador 1A do CNPq.

Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós Doutorado na Universidade da Califórnia - Davis (2015). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Ceará, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Economia Agrícola, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de políticas públicas, indicadores de sustentabilidade, governança e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)