Bioindicadores para monitoramento da qualidade da água de nascente
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.004.0004Palavras-chave:
Recursos hídricos, Biomonitoramento, Biodiversidade, SustentabilidadeResumo
A conservação e preservação dos recursos hídricos são fundamentais para a sustentabilidade da vida e manutenção dos ecossistemas. Dentre os recursos hídricos, as nascentes são responsáveis pela formação e renovação de córregos, rios e lagos. São importantes para equilibrar o ciclo hidrológico, manter a biodiversidade e fornecer água para atividades humanas. No entanto, a sua função ecossistêmica é comprometida por atividades antrópicas, tais como a ocupação de áreas de recarga por atividades econômicas; práticas inadequadas de uso da terra; eliminação de vegetação nativa em áreas de preservação; descarte indevido de resíduos e aumento de áreas impermeabilizadas. Neste contexto, é necessário desenvolver e adaptar métodos de avaliação da qualidade das águas de nascentes que possam medir os impactos ambientais existentes e propor medidas preventivas e corretivas. É fundamental unir resultados de metodologias tradicionais de análise com a utilização de bioindicadores. O objetivo da presente pesquisa é verificar quais os bioindicadores que podem ser utilizados para avaliar a qualidade da água de nascentes, qualificando uma ferramenta potencial de análise e monitoramento ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva do tipo revisão integrativa da literatura. Foram consultadas as bases de dados Google Scholar, Capes Periódicos e Scielo. As palavras chaves utilizadas foram bioindicadores e nascentes de água. Os resultados mostram que os organismos macroinvertebrados bentônicos, Artemia salina, Daphnia magna, plantas vasculares e briófitas e Tradescantia pallida podem ser empregados como bioindicadores para avaliação da qualidade da água de nascentes, com destaque de referência aos macroinvertebrados bentônicos. Os resultados desta pesquisa fornecem bases sólidas para a implementação de um programa nacional de biomonitoramento de recursos hídricos, junto as análises tradicionais da qualidade da água.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.