Desenvolvimento inicial de plantas de Carapa guianensis aubl. em diferentes níveis de sombreamento: um estudo de dois anos sobre variáveis de crescimento e fisiológicas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.012.0001Palavras-chave:
Biomassa, Sombreamento, Árvores tropicais, Resposta da plantaResumo
A carapa guianensis Aubl. (andiroba no Brasil) é uma árvore multiuso da Amazônia. Devido ao aumento do crescimento inicial (causado por grandes semente), não há dados conclusivos sobre as preferências de luz desta espécie durante seu desenvolvimento inicial. Assim, o objetivo desta experimentação em greenhouse de dois anos foi avaliar o crescimento e variáveis fisiológicas desta espécie sob quatro níveis de sombreamento. Na fase precoce do desenvolvimento de Carapa guianensis (≤ 15 meses), o crescimento em altura e número de folhas não apresentou resultados conclusivos. Porém, a evolucão do diâmetro do caule o teor relativo de clorofila (SPAD) indicaram maior ganho de carbono pela fotossíntese com sombreamento. Após 15 meses, mudanças significativas nas medições sugeriram fotoinibição e alta plasticidade: i) as medições de troca de gases (atividade fotossintética, condutância estomacal e transpiração) mostraram valores mais baixos no pleno sol, ii) o sombreamento de 50% resultou no maior aumento da matéria seca (folhas, caule e raízes), iii) a razão parte aérea:raiz variou de 1,88 no pleno sol até 4,73 em condições de sombreamento. Este estudo indica que esta espécie pode proporcionar maior retorno em condições de sombra na fase inicial de seu estabelecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.